2018-05-10
“O Prato certo”. Faz as escolhas certas à mesa! é o lema do Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve (ORSAA), que tem como objetivo demonstrar que a alimentação pode e deve ser deliciosa, saudável e económica, ao alcance de todos.
Realizou-se a 8 de Maio em Portimão, a terceira sessão prática para a educação alimentar orientada pelo ORSAA, dinamizado pela Associação In Loco em parceria com o Município de Portimão. Nas instalações do Centro Comunitário do Alvor, agregados familiares e comunidades locais assistiram a um showcooking, sendo também convidados a pôr literalmente as “mãos na massa”. Do lado da organização estiveram técnicos do município de Portimão e a equipa do Observatório, que inclui nutricionistas, chefs e diversos colaboradores especializados em alimentação saudável.
No final da sessão, os participantes, inicialmente céticos, ficaram convencidos que escolhas certas e informadas são o caminho para uma alimentação saudável. Mais ainda, assumiram o compromisso de serem os "embaixadores" junto da comunidade dos conhecimentos, truques e técnicas práticas para uma alimentação mais saudável e acessível adquiridos neste contexto.
Uma estratégia experimental de sensibilização e educação alimentar
Através de princípios do estilo de vida mediterrânico e do seu padrão alimentar, está a desenhar-se uma estratégia experimental de sensibilização e educação alimentar que visa derrubar alguns dos preconceitos e mitos que têm afastado uma parte significativa da população portuguesa da matriz cultural mediterrânica e do seu regime alimentar. Comer de forma económica produtos locais, sazonais, sem desperdício, utilizando o azeite como gordura principal, privilegiando os ensopados e cozidos aos fritos, destacando os vegetais e as leguminosas e usando muita criatividade na preparação das refeições, onde não faltam as ervas aromáticas são alguns dos pontos-chave dessa matriz.
O diagnóstico de níveis elevados de insegurança alimentar, ou seja, de dificuldades dos agregados familiares em acederem a uma alimentação saudável e acessível, realizado por este projeto-piloto promovido pela Direção Geral de Saúde e dinamizado pela In Loco na região do Algarve releva a necessidade de aumentar os níveis de informação. Mais de metade da população da região é pré-obesa ou obesa e apenas um quarto dos inquiridos adota o regime alimentar mediterrânico no seu dia-a-dia.
Ponto de situação do Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve
Nove de 17 “ações de capacitação técnica” já foram realizadas, captando 160 técnicos das autarquias, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e escolas. Antes de Portimão, as sessões práticas dedicadas aos agregados familiares passaram por Alcoutim e São Brás de Alportel, obedecendo ao mesmo alinhamento.
Decorridos oito meses do início do projeto, o trabalho de terreno da equipa do ORSAA decorre em paralelo com o design e a construção das ferramentas de comunicação, que toda a parceria passará a poder utilizar para a promoção de uma alimentação adequada, nomeadamente:
Estes conteúdos e muito mais estarão em breve disponíveis ao público na plataforma www.pratocerto.pt por ora ainda em desenvolvimento, possibilitando a partilha de boas práticas, o mapeamento da insegurança alimentar, o download de receitas e sugestões, a busca por produtores agroalimentares locais, a consulta de documentos de referência e de toda a informação necessária para tomar decisões informadas quanto às escolhas do dia-a-dia para tornar a alimentação mais apetitosa, saudável e económica.
O momento alto final do projeto, agendado para 25 de junho na Universidade do Algarve, será um espaço de partilha de experiências e expetativas pelos parceiros, convidados e todos os envolvidos nas atividades do Observatório para a sustentabilidade deste projeto-piloto que foi desenvolvido de forma a poder ser replicado noutras regiões do país.
Entretanto, o calendário das próximas ações de capacitação técnica encontra-se na página de Facebook @opratocerto. A entrada é livre e a inscrição obrigatória.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]