2018-01-08
Até 12 de janeiro, o consórcio entre as Fundações Calouste Gulbenkian e Bissaya Barreto, selecionado como Operador de Fundo do “Active Citizens Fund/EEA Grants” em Portugal pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, colocou para a consulta das organizações da sociedade civil o conteúdo essencial da proposta submetida aos EEA Grants, que descreve os principais desafios identificados em Portugal no setor da sociedade civil, com o objetivo de obter contributos que permitam ajustar as linhas orientadores do novo programa a desenvolver e implementar.
Todas as Organizações Não Governamentais (ONG) interessadas em participar são convidadas a responder a um questionário online. Findo o prazo da consulta, o conjunto dos contributos vão ser objeto de tratamento e de um relatório de síntese para publicação nos sites das duas fundações e para consideração dos EEA Grants na otimização do novo Programa para a sociedade civil financiado pelo Active Citizens Fund/EEA Grants no período 2018-2024.
EEA Grants
O Espaço Economico Europeu (EEA) é composto pelos Estados Membros da União Europeia e três países da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) – Islândia, Listenstaine e Noruega –, que partilham o mesmo Mercado Interno.
Através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021, no âmbito dos European Economic Area Grants, a Noruega, a Islândia e o Listenstaine, na qualidade de Estados Doadores, financiam, em 15 Estados Membros da União Europeia, iniciativas e projetos em 23 áreas programáticas, repartidas por cinco setores, com vista à redução das disparidades económicas e sociais e ao reforço das relações bilaterais entre os Estados Doadores e os Estados Beneficiários.
A dotação do Active Citizens Fund em Portugal é de 11 milhões de euros e o período de execução vai prolongar-se até 2024.
Leia o documento de discussão e o capítulo relativo à Área Programática 15 – Sociedade Civil no “Blue Book” dos EEA Grants e participe na consulta em https://gulbenkian.pt/.
Saiba mais sobre os EEA Grants Portugal em Unidade Nacional de Gestão.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]