2014-10-14
Focado na cooperação no Alentejo e em particular no Alentejo Central, este número do jornal Pessoas e Lugares – resultado de uma parceria entre a Federação Minha Terra e o MONTE, ACE – evidencia a importância da cooperação para o desenvolvimento dos territórios rurais.
Ferramenta determinante na forma de “fazer desenvolvimento local”, a cooperação tem-se revelado essencial “por permitir viabilizar e potenciar inúmeras iniciativas, que de forma isolada não teriam condições para emergir ou se consolidar, e por produzir conhecimento determinante para a sustentabilidade das organizações locais e para a estruturação dos territórios”, refere Regina Lopes no Editorial.
Depois de mais de 20 anos de intervenção, a cooperação no contexto da abordagem LEADER evoluiu e hoje novos desafios se colocam aos diferentes interlocutores, nomeadamente, aos Grupos de Ação Local (GAL), que desde a primeira hora têm protagonizado iniciativas promotoras do trabalho em rede, aproximando pessoas e organizações.
Salientando a componente da inovação, “essencial na cooperação”, a diretora do Pessoas e Lugares aponta para o surgimento de “novas temáticas com elevados níveis de complexidade”, a que os GAL devem responder “estabelecendo parcerias com centros de investigação e de produção de conhecimento essenciais no desenho de novas soluções”.
Centrada na experiência de cooperação do MONTE, ACE, esta edição do Pessoas e Lugares dá um olhar sobre o Alentejo Central, mas também de territórios mais distantes, como Cabo Verde e Guiné-Bissau, onde alargou a sua intervenção, através de vários textos de Opinião e depoimentos que justificam a escolha do tema.
Em entrevista, Teresa Pinto Correia, professora da Universidade de Évora e Presidente do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM), analisa as transformações que os espaços rurais têm sofrido, fala da ausência de estratégias e defende a necessidade de se apostar mais na investigação aplicada.
O tema enquadra também a habitual rubrica Rotas, dando a conhecer uma rota de cooperação que tem o sabor da descoberta e fruição do território Alentejo Central. Uma rota centrada na iniciativa dos agentes locais, na capacidade de se organizarem em torno de projetos diferentes ou invulgares, desenvolvidos e promovidos em parceria, que conjugam a vontade e o esforço de várias entidades e pessoas, espelhando a forte dimensão da cooperação neste território, onde prevalece a convicção de que só através da ação conjunta se conseguirá perspetivar estratégias eficazes, válidas e com reais benefícios para todos.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]