2011-11-10
Novembro 2011
A proposta para a nova PAC, a inauguração do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Local da ADRIMAG e a Rota do Fresco? e muito mais na edição de novembro do jornal Pessoas e Lugares dedicada à Animação Territorial. Na revista da Cooperação LEADER fala-se de Turismo? De projetos de cooperação, à descoberta dos territórios rurais e do papel das ADL na sua dinamização.
A proposta da Comissão Europeia para a nova PAC («mais simples e eficaz»), apresentada a 12 de outubro, e que propõe, entre outras medidas, uma nova parceria entre a Europa e os agricultores, merece destaque na edição de novembro do jornal Pessoas e Lugares.
Dedicado ao tema da Animação do território, este número do jornal da MINHA TERRA explora alguns dos projetos dos GAL/ADL de Animação para o Desenvolvimento.
A Animação Territorial incorpora muitos significados. Podemos falar de Animação Territorial sob várias perspetivas, mas quase sempre
está presente a lógica do envolvimento, da mobilização e da articulação das pessoas e das organizações do território, dos seus recursos e interesses.
Em entrevista, Camilo Mortágua - figura incontornável na discussão do tema - afirma que a animação predispõe as pessoas à ação e sem ela fica-se na especulação teórica como agir.
Eduardo Miguel Ventura, José Manuel Henriques, Rogério Roque Amaro e Isabel Benedito dão testemunho como Protagonistas da Animação Territorial.
Na rubrica Opinião, Raquel Hilário e Maria Priscila Soares exploram o tema.
Conhecer a pintura mural alentejana é o convite da Rota do Fresco. Os programas de visita são vários e variados, e convidam também à descoberta dos produtos locais, a gastronomia, o cante alentejano?
A Casa do Risco, os Doces de Basto e o Forno Comunitário do Azinhal são os 3 projetos LEADER em foco, na última página.
Turismo? Tratando-se de uma área em que a cooperação pode produzir benefícios muito tangíveis para os diferentes agentes económicos e territórios, a revista da cooperação LEADER - Territórios em Rede - não poderia deixar de dedicar um número a este tema.
São vários e variados os projetos de cooperação LEADER na área do turismo que dinamizam os territórios? Falamos apenas de alguns: Tejo Vivo, Um Outro Algarve, Rede Europeia de Pousadas Equestres, Geopark Arouca, World Adventure, Rotas Sem Barreiras, Aldeias de Portugal?
Francisco Calheiros, coordenador da ADRIL, faz na primeira pessoa o balanço do setor, garantindo que «o futuro do turismo em espaço rural está na cooperação em rede».
São duas edições que não vai querer perder!
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]