2022-02-25
O Salão Nobre da União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia recebeu na tarde do passado dia 17 de fevereiro uma sessão de discussão com agricultores sobre as suas necessidades, expetativas, experiências e constrangimentos, promovida no âmbito do projeto “Agricultura Familiar: Organização, Cooperação e Linhas Estratégicas”.
A atividade, que foi antecedida por uma reunião de parceria de balanço dos trabalhos do projeto e preparação das próximas atividades, incluiu uma apresentação do Estatuto da Agricultura Familiar, por parte da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, que esclareceu várias dúvidas dos participantes.
Entre as temáticas abordadas na reunião estiveram o acesso à terra, o recurso ao crédito, os apoios financeiros públicos, as dificuldades com fatores e serviços, o escoamento da produção e a organização e cooperação. Esta foi a segunda reunião de um conjunto de seis, que complementam mais de uma centena de entrevistas por inquérito realizadas entre os meses de maio e julho de 2021 a agricultores de todas as regiões de Portugal Continental.
A organização desta atividade contou com a colaboração da União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia, da Louricoop – Cooperativa de Apoio e Serviços do Concelho da Lourinhã e da Associação LEADER OESTE.
O projeto “Agricultura Familiar: Organização, Cooperação e Linhas Estratégicas” é coordenado pela Federação Minha Terra e tem como entidades parceiras a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Universidade de Évora, contando com a colaboração do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre a agricultura familiar e o seu contributo para o desenvolvimento dos territórios rurais e elaborar recomendações de adequação e densificação de medidas de política pública de desenvolvimento, em particular no âmbito do Estatuto da Agricultura Familiar.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]