2017-08-02
A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior apresentou o concurso de ideias de negócio MoovIdeias, no dia 31 de julho, em Abrantes, em Constância e no Sardoal.
Estas sessões tinham por objetivo de captar a adesão de potenciais empreendedores interessados em dotar-se de ferramentas que permitam verificar a sustentabilidade das suas ideias de negócio.
As entidades promotoras do concurso MoovIdeias pretendem ajudar os empreendedores da região a abordar de forma inovadora o seu negócio, nomeadamente no que respeita a questões ligadas à análise dos riscos, à validação do potencial das ideias junto de clientes, à identificação do público-alvo, dos fornecedores e da concorrência.
A atividade nuclear deste projeto consiste num programa de aceleração, com uma duração de dois meses, que se desdobra em cinco sessões que visam capacitar os participantes para a construção do seu plano de negócios, com enfoque nas parcerias, no financiamento e no marketing, e testando a sua viabilidade.
No final deste percurso, as ideias de negócio serão apresentadas a um júri que atribuirá ao primeiro classificado 40 horas de mentoria por consultores de empresas.
A TAGUS prevê que o programa arranque em meados de setembro e se prolongue durante cerca de dois meses. Esta já é a segunda edição do concurso, a primeira foi promovida pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT). Os próximos concursos deverão ser implementados pela Pinhal Maior – Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul e pela ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte.
O MoovIdeias insere-se no projeto Médio Tejo – Vive o Empreendedorismo, através do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), no âmbito do SIAC – Sistema de Apoio a Acções Colectivas, e é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
As normas de funcionamento encontram-se em anexo. Para submeter uma ideia, deve-se preencher a ficha de candidatura, que se encontra em www.tagus-ri.pt. Esta só fica concluída mediante o envio do respetivo Curriculum Vitae, através do email tagus@tagus-ri.pt.
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]