Desenvolvimento Alentejo Central, A.C.E.
Morada: Rua Joaquim Basílio Lopes, 1
7040-066 Arraiolos
Tel.: +351 266 490 090 (Chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: monte@monte-ace.pt
Site: www.monte-ace.pt
Território: Alentejo Central
Área: 5.279,4 km2
Habitantes: 104.693 hab.
Densidade populacional: 20 hab./km2
Alentejo Central
Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa. Os 10 concelhos, do distrito de Évora, integram o território de intervenção do GAL MONTE.
Território de grandes amplitudes e extensões, caracterizado por imensos campos de montado onde domina a azinheira, o sobreiro e o olival. Na paisagem sobressaem isolados os aglomerados rurais, em geral de pequena dimensão e dominados pela cor branca das casas. A gente desta região vive (ainda) muito voltada para dentro de suas casas e aldeias, protegendo-se das altas temperaturas. Habituada a um certo isolamento e a décadas de pobreza, tornou-se profundamente criativa na gastronomia, cultura, poesia, e cante.
Nos anos mais recentes, passou a ser uma região de eleição pelo seu vinho, enchidos de porco preto, azeite e pastas de azeitona, e pão, mas também pela paz (calma) das suas aldeias e recursos naturais que oferece, hoje fortemente influenciados pelo grande lago do Alqueva.
Com 653m de altitude, a Serra de Ossa é o sistema montanhoso de maior importância do território. Reguengos de Monsaraz é um concelho especialmente rico em vestígios megalíticos e Montemor-o-Novo sobressai ao nível do património arqueológico, com o sítio do Escoural.
Parte do território de intervenção do GAL pertence à Rede Natura 2000, entre Zonas de Proteção Especial, Zonas Especiais de Conservação e Áreas Importantes para Aves.
No artesanato sobressaem os famosos tapetes de Arraiolos, as mantas de Reguengos, a cerâmica do Redondo e de São Pedro do Corval, o figurado de Estremoz e o colorido do típico mobiliário alentejano.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]