2011-04-30
2 de maio 2011
Os projetos selecionados, no âmbito do Subprograma 3 do PRODER - Abordagem LEADER, Marviflora (ADREPES), Praia Fluvial de Aldeia do Mato e Central Parque (TAGUS) somam mais de meio milhão de euros de investimento total e oito novos postos de trabalho.
A visita do Ministro da Agricultura, de Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, acompanhado pela gestora do PRODER, Gabriela Ventura, e o diretor da DRAP LVT, Nuno Russo, está agendada para a próxima segunda-feira, 2 de maio.
A comitiva, integrando os presidentes de câmara dos municípios a visitar, representantes dos respetivos Grupos de Ação Local (GAL), beneficiários dos projetos, entre outros representantes de entidades locais, dá os primeiros passos em Abrantes, território de intervenção da TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.
Praia Fluvial da Aldeia do Mato
É aqui, emoldurado pela Barragem de Castelo do Bode, que ganhou forma o projeto de dinamização da Praia Fluvial de Aldeia do Mato. Os beneficiários do projeto (Segredos de Aldeia - Nova Aventura, Lda.) não resistiram ao encanto da água e das gentes da região e decidiram investir na requalificação e modernização das infraestruturas de apoio à praia fluvial.
O projeto, no âmbito da Medida 3.1 Diversificação da economia e criação de emprego, Ação 3.1.3 Desenvolvimento de atividades turísticas e de lazer, num investimento total de 186.368,27 euros, 111.820,96 de Despesa Pública, permitiu a criação de dois postos de trabalho.
Central Parque
Depois, a comitiva segue para Santa Margarida da Coutada, Constância, ao encontro da unidade de restauração Central Parque, enquadrado na mesma Medida/Ação.
A infraestrutura de apoio ao Parque Ambiental de Santa Margarida, com capacidade para servir 120 refeições, evidencia-se pelo seu carácter criativo, pela implementação de boas práticas e a utilização eficaz dos recursos envolventes. A preocupação pela qualidade dos produtos, a estética do espaço, exigência no atendimento e a envolvente paisagística foram complementados pelo gosto e experiência do beneficiário - Claudirui, Restauração, Lda. O projeto garantiu dois postos de trabalho.
Marviflora
À tarde, já em território de intervenção da ADREPES - Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal, o objetivo do Ministro da Agricultura é abrir as portas da Marviflora.
Uma empresa de cariz familiar, em Águas de Moura - Marateca, Palmela, que se dedica à produção de licores tradicionais portugueses. Um projeto de 229.543,90 euros de investimento total, 137.726,34 dos quais Despesa Pública, e que permitiu a criação de quatro postos de trabalho.
O investimento, no âmbito da Medida 3.1/Ação 3.1.2 Criação e desenvolvimento de microempresas, contemplou a aquisição de equipamento industrial, a criação de um laboratório de melhoramento constante dos produtos e a inovação, e o desenvolvimento de uma estratégia de marketing para a promoção e comercialização da marca «Nobre Terra».
Para a ADREPES, a criação desta empresa é demonstrativa da importância dos apoios do PRODER nos territórios rurais permitindo a criação de microempresas que estimulam a economia local, criando emprego e fomentando a produção agrícola, contribuindo para a prossecução dos objectivos da estratégia local de desenvolvimento.
Esta visita surge na sequência da divulgação realizada pela DRAP LVT (Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo) dos projetos aprovados na região do Vale do Tejo, na abordagem LEADER do PRODER.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]