2023-01-13
A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, com a tutela da Igualdade, visitou a Dueceira para conhecer o projecto "6 em Rede" que integra o Gabinete de Apoio à Vítima (GAV), numa sessão em que foi apresentada pelos técnicos envolvidos a Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima de Violência Doméstica (RIAVVD), que inclui as componentes de GAV e de Respostas de Apoio Psicológico (RAP).
Durante a visita, a ministra anunciou o lançamento de um projeto-piloto de aplicação de telemóvel, dissimulada, que permitirá às vítimas de violência doméstica contactar e fazer denúncias junto das entidades especializadas em assistência e apoio.
A violência doméstica «continua a ser um crime silencioso» e, em certa medida, «é bem um espelho» da sociedade, já que «atinge todos os estratos sociais», pobres e ricos, independentemente da profissão e da formação académica, referiu Ana Catarina Mendes ao longo da visita à sede da Dueceira, na Lousã.
Ana Catarina Mendes afirmou que, na violência doméstica, a sociedade enfrenta um crime que «é particularmente de vergonha», sendo necessário, «para que a vergonha não se sobreponha», prosseguir «um trabalho inacabado» iniciado em Portugal, há cerca de três décadas, e que abrange novas políticas e evolução da lei criminal.
O Núcleo de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica ‘6 em Rede’ o qual se integra na RNAVVD – Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, sob a alçada da CIG Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, foi criado em Outubro de 2020 por iniciativa da Dueceira e resultou de candidatura aprovada no âmbito do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, estando enquadrado na Ação 3.17.1 –“ Estruturas de atendimento, acompanhamento e apoio especializado a vítimas de violência doméstica e violência de género e sensibilização e produção de materiais nestas áreas”, surgindo da necessidade de proporcionar apoio, protecção e reencaminhamento das vítimas de violência doméstica, com uma resposta especializada, mutidisciplinar e personalizada e tendo uma abrangência que envolve os concelhos da Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares.
A Ministra reconheceu este projeto dinamizado pela DUECEIRA como um exemplo a nível nacional em particular pelas dimensões de intermunicipalidade e itinerância que são asseguradas pela Associação de Desenvolvimento Local.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]