2013-02-07
Contribuir para a qualificação das equipas das ADL, de forma a melhorar a sua intervenção nos territórios e apoiar a elaboração, implementação e monitorização das respetivas Estratégias de Desenvolvimento Local para 2014-2020, é o objetivo da formação promovida pela MINHA TERRA em parceria com a DGADR/RRN.
A formação, organizada de forma descentralizada, entre 14 janeiro e 22 de fevereiro, conta cerca de 100 participantes das Associações de Desenvolvimento Local (ADL) associadas na Federação MINHA TERRA.
Orientada para o desenvolvimento de um conjunto de competências nos domínios da análise estratégica, da elaboração de estratégias e conceção e avaliação de programas de desenvolvimento local, visa sobretudo apoiar a formulação de programas para o próximo período de programação.
Ainda que a noção de Desenvolvimento Promovido pelas Comunidades Locais - introduzida no Quadro Estratégico Comum (QEC) 2014-2020 - seja familiar às ADL e aos Grupos de Ação Local (GAL), dada a sua experiência com o LEADER, num trabalho de grande proximidade com as populações locais, o futuro período de programação de fundos comunitários coloca um grande desafio ao nível do desenvolvimento local dos territórios rurais e exige, mais do que nunca, que as ADL reúnam as competências adequadas à sua intervenção nos territórios, melhorando quer os serviços prestados, quer a eficácia e eficiência na implementação das políticas públicas.
Amarante, Caramulo, Sesimbra e Évora foram os locais escolhidos para a realização das quatro sessões de formação, com 18 horas cada, orientadas segundo o princípio de formação ativa, de forma a valorizar as experiências dos participantes.
A primeira sessão realizou-se no Caramulo entre 14 e 16 de janeiro e contou com 23 participantes de 11 ADL da região Centro. De 28 a 30 de janeiro, 25 formandos, de 11 ADL de Lisboa e Vale do Tejo e ilhas, participaram na ação de Sesimbra. A terceira sessão decorre em Amarante até amanhã, 8 de fevereiro, com 30 participantes, de 15 ADL do Norte. A quarta e última ação irá decorrer em Évora, de 20 a 22 de fevereiro, estando prevista a participação de 31 técnicos e dirigentes das ADL do sul do país.
Ao promover esta formação, apoiada pelo Programa para a Rede Rural Nacional (PRRN), a MINHA TERRA teve em conta não só as necessidades (estratégicas e de gestão) específicas destas organizações, como procurou promover a introdução de metodologias de organização de trabalho mais inovadoras e eficientes.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]