Minha Terra na FIA

2014-06-20

Em conjunto com ADL associadas, a Federação Minha Terra volta a marcar presença na Feira Internacional do Artesanato, que decorre de 28 de junho a 6 de julho, na FIL, em Lisboa.

O stand, no Pavilhão 3, será dinamizado por 26 artesãos e produtores dos territórios de intervenção das Associações de Desenvolvimento Local, numa demonstração dos saberes e sabores dos territórios rurais.

Percorrer o espaço, de 270 m2, indo de encontro aos módulos expositivos das cinco ADL (ADER-AL ADER-SOUSA, ADL, LEADER OESTE e LEADERSOR), que este ano se juntaram para mais esta participação, é um revisitar das artes e ofícios tradicionais, e da gastronomia dos territórios rurais, de reconhecida qualidade e importância económica.

Do Norte, das Terras do Sousa (ADER-SOUSA), dois artesãos vão fazer uma demonstração do trabalho ao vivo de rendas de filé, acompanhados pelo som do cavaquinho, dia 30, por volta das 18h30.

Dias 28 e 29 de junho e 1 de julho, entre as 17h e as 18h, haverá uma apresentação e degustação de umas bolachas artesanais cheias de história, produzidas no Oeste, recorrendo a receitas familiares e privilegiando as matérias-primas locais e nacionais.

Na quarta-feira, 2 de julho, terá lugar um workshop da típica “olaria pedrada” do Norte Alentejo (ADER-AL), entre as 16h e as 17h.

Têxteis, peles e couros, peças em cerâmica, madeira e cortiça vão estar em destaque, lado a lado dos vinhos, azeites e queijos, e uma grande variedade de doces e outras delícias com açúcar.

Nos dias 1, 3, 4 e 5 de julho irá decorrer a entrega de cabazes PROVE dos núcleos da área de Lisboa (Palmela, Alvalade, Moita e Picoas), constituídos por produtores do território de intervenção da associação ADREPES, que desenvolve em parceria com um vasto de entidades este projeto de cooperação. Além dos habituais consumidores, os interessados em adquirir, a título experimental, este cabaz hortofrutícola podem fazer a respetiva encomenda no site do PROVE.

Como forma de divulgar também a intervenção das ADL no âmbito da cooperação LEADER, o stand da Minha Terra servirá de cenário à exposição organizada em parceria com a Rede Rural Nacional, com apoio do PRRN, que dá a conhecer 35 projetos de cooperação interterritorial e transnacional.

Assumindo-se com uma plataforma de excelência para a promoção do desenvolvimento regional e das culturas locais, a FIA, na sua 27.ª edição, pretende ser “um verdadeiro mundo de culturas, tradições e artes”.

A FIA Lisboa 2014 dá especial destaque à gastronomia, promovendo a “Semana da Gastronomia Tradicional”, ao artesanato, com a atribuição dos prémios “Artesanato tradicional e contemporâneo”, instituídos pela AIP, e à Argélia, país convidado.

 

Acompanhe o dia-a-dia da participação na página da Minha Terra no Facebook.

 

FIA Lisboa 2014

FIL Parque das Nações, Lisboa, de 28 de junho a 6 de julho, entre as 15h e as 24h (área exposicional) e as 12h30 e as 24h (área gastronomia)

Mais informação em http://fialisboa.fil.pt/

 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]