2012-06-28
2012
A Federação MINHA TERRA, em parceria com a Rede Rural Nacional, participa na FIA, que decorre até 8 de julho, na FIL, em Lisboa.
A presença, com stand próprio, em conjunto com as Associações de Desenvolvimento Local (ADL) federadas na MINHA TERRA tem por principal objetivo a promoção do LEADER, através da divulgação de projetos e iniciativas apoiadas no âmbito desta medida dos Programas de Desenvolvimento Rural.
O espaço da MINHA TERRA na FIA, no Pavilhão 3, é dinamizado pelas ADL e seus parceiros territoriais, nomeadamente produtores locais que dão a conhecer o que melhor se produz nos territórios rurais, num constante apelo à (re)descoberta dos genuínos sabores e saberes do mundo rural português.
A parceria do projeto de cooperação LEADER Portugal Rural, constituída por 10 ADL (ADICES, TAGUS, ADIRN, AD ELO, DESTEQUE, ADRUSE, PINHAL MAIOR, ATAHCA, ADAE e LEADEROESTE) decidiu apostar no artesanato em cerâmica e nos bordados.
Cerâmica, bordados mas também trabalhos em madeira e joalharia são os produtos em destaque no espaço do projeto de cooperação LEADER E-ARTE - das associações ADRIMAG e ADRIMINHO - que pretende apoiar cooperativas e associações de artesanato, ao nível da conceção de produtos inovadores, promoção e comercialização.
Apostando sobretudo nos sabores da Terra Fria, a associação CORANE mostra (e dá a provar) os «seus» melhores enchidos, licores e compotas.
Do Alentejo, a associação ADER-AL optou por peças em cortiça e de cerâmica e a associação LEADERSOR brinda os visitantes com alguns dos ex-libris do seu território de intervenção a nível agroalimentar: vinhos, azeite, azeitonas de conserva e enchidos.
Do Oeste, a associação LEADEROESTE com mel e derivados e, em termos de artesanato, cutelaria e cerâmica.
A ADREPES representa o artesanato de cerâmica da Península de Setúbal mas também os vinhos, licores, mel e compotas da região.
E a ADRITEM convidou a Biscoitaria Valonguense para representar os sabores das Terras de Santa Maria em Lisboa.
As artes e ofícios e a gastronomia regional constituem, de resto, os grandes setores em exposição da FIA.
Na FIA - a maior feira de artesanato nacional e internacional do país - os visitantes têm a oportunidade de ver ao vivo artesãos e artistas a criar peças únicas e, nalguns casos, aprender algumas artes, participando em workshops de experimentação de variadas técnicas de artesanato, mas também de saborear a gastronomia nacional.
Lisboa transforma-se assim, por estes dias, numa simbiose perfeita entre os territórios, as tradições e os produtos endógenos, tornando-se um veículo ímpar e privilegiado para a divulgação e promoção do artesanato, da gastronomia e da cultura dos povos.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]