Minha Terra, facilitadora do diálogo entre GAL portugueses e GAL estrangeiros

2018-10-31

Pouco antes da Conferência internacional LEADER RELOADED, realizada em Évora, entre 26 e 28 de setembro, a MINHA TERRA e três Grupos de Ação Local (GAL) portugueses proporcionaram momentos de encontro e partilha de experiências com delegações estrangeiras de GAL.

Para ir ao encontro do objetivo de criar uma dinâmica nacional de rede e proporcionar uma primeira abordagem de GAL de outros países à experiência LEADER/DLBC em Portugal, três delegações – moldava, sueca e romena – agarraram o desafio lançado pela organização da conferência e visitaram respetivamente três GAL nacionais – ADRIMAG, ADL, ESDIME – dispostos a partilhar uma amostra da sua intervenção nos seus territórios.

Representantes do programa LEADER piloto da Moldávia na ADRIMAG

A delegação da Moldávia, acompanhada por três especialistas europeus, escolheu como destino o território de intervenção da ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira. Vale a pena referir que apesar da República da Moldávia não fazer ainda parte da União Europeia, está a ser contemplada pela iniciativa Programa de Apoio à Agricultura e ao Desenvolvimento Rural (SARD) com uma experiêcia piloto LEADER/DLBC.

A 25 de setembro, os visitantes moldavos partiram então à descoberta da Serra da Freita, caminhando ao longo de 4 km nos Passadiços do Paiva (projeto co-financiado pelo “ON2 – O Novo Norte”, no âmbito do QREN e do FEDER). A seguir ao almoço, o grupo seguiu para o Centro Interpretativo das Pedras Parideiras (Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ADRIMAG no quadro da Abordagem LEADER do PRODER), passou pelo Radar Meteorológico de Arouca, a mais de 1000 metros de altitude, com os pés assentes no Pico do Gralheiro e vista sobre o planalto da Freita, e terminou na Cascata da Frecha da Mizarela. Antes da partida para Évora, no dia 26, em Vale de Cambra, o grupo parou também na Aldeia de Trebilhadouro (objeto de financiamento através do SP3 do Proder/ADRIMAG) e na Adega Cooperativa de Vale de Cambra, e comeu um lanche na Quinta do Barco, em Sever de Vouga.

I13230-IMAGEM3.JPG

GAL suecos na ADL

A Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano – ADL recebeu uma delegação sueca que levou a Sines para visitar a doca de pescas e conhecer o projeto de produção de conservas com pescado capturado pelas embarcações de Sines sob a marca “Secreta Tradição”, promovido pela Associação de Armadores de Pesca Artesanal e do Cerco do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e aprovado no âmbito do PROMAR.

Na Câmara Municipal de Sines visionaram o filme “O Mar de Sines – a resiliência das gentes do mar”, novamente um projeto financiado pelo Eixo 4 do Programa PROMAR. À noite, a delegação sueca jantou em Santiago do Cacém no restaurante “Mercado à Mesa”, um projeto submetido à ADL e financiado pela medida LEADER, no âmbito do PRODER.

Romenos na ESDIME

Finalmente, na véspera de se deslocarem para Évora para participar na Conferência LEADER RELOADED, uma delegação de GAL da Roménia esteve, no dia 25 de setembro, na Messejana para conhecer o trabalho da Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste – ESDIME.

Após a já tradicional e incontornável sessão de apresentação da intervenção da associação, aqui brindada por uma prova de doçaria local, providenciada por um projeto DLBC/LEADER, o grupo foi convidado a visitar o Enoturismo Herdade Fontes Bárbaras, próximo das vilas de Entradas e Castro Verde, na qualidade de projeto apoiado pelo GAL Al Sud Esdime, no âmbito do PRODER.

O almoço decorreu no restaurante Casa do Alentejo em Castro Verde, também este apoiado pelo DLBC/LEADER, finalizando-se a visita na unidade de produção de cogumelos SCÓBIS no Carregueiro, concelho de Aljustrel, apoiada pelo GAL Al Sud Esdime, no âmbito do DLBC do PDR/FEADER.

I13230-IMAGEM2.JPG

Documentos Anexos:


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]