2017-11-28
Na Assembleia Geral da ELARD – European LEADER Association for Rural Development, realizada a 23 de Novembro, em Laulasmaa, na Estónia, Maria João Botelho, presidente da Federação Minha Terra, foi eleita presidente da ELARD para 2018-2019.
No próximo biénio, as duas áreas estratégicas que a Minha Terra irá privilegiar no plano de ação da ELARD são:
A nova presidente, Maria João Botelho, agradeceu em nome da Federação Minha Terra, o voto de confiança dos membros da Assembleia Geral num projeto que pretende dar continuidade ao da presidência da Estónia que termina no final deste ano, e partilhou a convicção de que o LEADER e o DLBC devem participar na reformulação do modelo desenvolvimento dominante na Europa.
Na mesma reunião da Assembleia Geral, Kristiina Tammets, a presidente da ELARD que agora termina o seu mandato de dois anos, apresentou as principais mensagens da ELARD para o desenho das medidas de política relativas ao LEADER e DLBC para 2021-2027. As propostas, que passam por uma simplificação do ponto de vista regulamentar, uma alocação financeira significativa proveniente dos diferentes Fundos Europeus Estruturais de Investimento e a criação de um programa ao nível de cada Estado-Membro, foram aprovadas pela Assembleia Geral e serão agora objeto de divulgação e aprofundamento.
Os membros da ELARD, para além da eleição da nova presidente, aprovaram as candidaturas de Kriistina Tammets, da Estonian LAG Union, e Marion Eckardt, da Local Development Sweden, para vice-presidentes da associação. O Conselho da ELARD é constituído ainda por Maria José Murciano, de Espanha, Kirsten Birke-Lund, da Dinamarca, Hartmut Berndt, da Alemanha, e Radim Srsen, da República Checa.
No mesmo dia, decorreu o seminário final da presidência estónia da ELARD, onde foi feito um balanço muito positivo dos resultados desta presidência e traçados importantes desafios para o futuro do LEADER/DLBC, em particular nos territórios rurais da Europa, por alguns dos anteriores presidentes da organização.
A ELARD é uma associação internacional sem fins lucrativos, criada em 1999, com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida nas zonas rurais e a fixação das populações através de um desenvolvimento local sustentável e integrado e congrega mais de 2000 Grupos de Acção Local de 24 países europeus (Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Macedónia (ARJM), Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Sérvia e Suécia).
A ELARD participa em diversas estruturas consultivas a nível europeu e é reconhecida pela DG AGRI enquanto representante dos GAL a nível europeu. A ELARD está empenhada e comprometida em defender a abordagem LEADER junto dos decisores da UE e em participar no desenho de políticas europeias que respondam às necessidades das comunidades locais, envolvendo-as na sua conceção e implementação.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]