Zambujal, Alcoutim
Rui Jerónimo e o irmão decidiram, há sete anos, dar um novo rumo à vida profissional e dedicar-se à agropecuária no sítio do Zambujal, uma terra à qual estiveram sempre ligados por razões familiares. Foi ali que começaram a produzir carne de porco alentejano. Já viveram ali 100 pessoas, hoje são cerca de 15.
A pequena agroindústria à qual deram o nome "Feito no Zambujal" é responsável por todo o ciclo de produção em modo integrado de suínos de raça alentejana, desde o nascimento ao crescimento, à engorda, dentro de cercas, em regime extensivo, seguidO do abate para posterior transformação numa pequena unidade agroindustrial, construída em 2013.
Com cerca de 200 animais, a empresa esforça-se por preservar um saber-fazer transmitido de geração em geração, próprio à população serrana para quem o porco era a mais importante fonte alimentar. A "Feito no Zambujal" produz, assim, enchidos, presuntos e derivados de porco preto alimentado a cereais moídos, restos da horta e bolotas das azinheiras do monte dO Zambujal, no interior da serra algarvia.
Em 2016 viram aprovado um projeto de investimento para melhoramentos da exploração animal, com vista a minorar os custos de aquisição da alimentação animal, aumentar o número de leitões por parto, melhorar o maneio e as condições de vida dos animais, aumentar a mecanização das tarefas, aliada a uma redução de custo ambiental, por deixar de utilizar sacas de ráfia com componentes plásticos.
O esforço principal foi aplicado na aquisição de silos para armazenamento de cereais adquiridos a granel. Também foram construídos três currais para alimentação/maneio animal, e uma cerca para desmame dos leitões.
No que respeita à transformação agroindustrial, a Feito no Zambujal recorreu novamente a um apoio da Medida LEADER do PDR2020, através da Associação Terras do Baixo Guadiana, para melhorar o isolamento térmico da sala de cura, adquirir uma câmara de frio para assegurar a qualidade de cura, e uma máquina para atar os enchidos e ganhar assim tempo, escala e poupar mão-de-obra.
A ausência de conservantes e estabilizantes torna estes investimentos essenciais para evitar a deterioração dos produtos. Com estes dois pequenos projectos de investimento, a marca "Feito no Zambujal", vai melhorar o maneio e as condições de alimentação dos animais e da transformação das carnes.
Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local TERRAS DO BAIXO GUADIANA no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo - alterado face ao originalmente publicado).
Documentos Anexos:
Melhorar a produção e a transformação dos produtos feitos no Zambujal
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]