MAR 2020 – DLBC Costeiro no Litoral Alentejano

2017-11-06

A ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, entidade gestora do Grupo de Ação Local (GAL) – Pesca Litoral Alentejano abriu o período para apresentação de candidaturas ao concurso MAR 2020 – DLBC Costeiro no Litoral Alentejano de 3 de novembro a 22 de dezembro.

I13099-2X-XADLXPRAIAXPORTOXCOVO.JPG

Os apoios previstos têm como finalidade promover a concertação estratégica e operacional entre parceiros, através do Grupo de Ação Local (GAL) – Pesca Litoral Alentejano, para a produção de resultados para o desenvolvimento local e para a diversificação das economias das zonas pesqueiras e costeiras através do empreendedorismo, da promoção do emprego sustentável e com qualidade, da promoção da inovação social e criação de respostas a problemas de exclusão social.

As seguintes tipologias de operações são suscetíveis de apoio:

  • Inovação em espaço marítimo,
  • Qualificação escolar e profissional relacionada com o meio aquático,
  • Promoção de Planos do Mar,
  • Preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais e dos recursos naturais e paisagísticos,
  • Reforço da competitividade da pesca
  • Reforço da competitividade do turismo
  • Promoção de produtos locais de qualidade,
  • Melhoria dos circuitos curtos de bens alimentares e mercados locais, no âmbito do mar.

As freguesias do Litoral Alentejano abrangidas por este concurso N.º 01/2017/ GAL - Pesca Litoral Alentejano são:

  • Comporta, Torrão, União de freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago Maior) e Santa Susana – Concelho de Alcácer do Sal;
  • Carvalhal, Melides – Concelho de Grândola;
  • Longueira/Almograve, São Teotónio, São Luís, São Salvador e Santa Maria, Santa Clara-a-Velha, Vila Nova de Milfontes – Concelho de Odemira;
  • Santo André, São Domingos e Vale de Água – Concelho de Santiago do Cacém;
  • Porto Covo e Sines – Concelho de Sines.

A dotação orçamental, em termos de apoio público, é de 1.845.993 euros. Os apoios concedidos sob a forma de subvenção não reembolsável são limitados a 500 mil euros, nos casos em que as operações são promovidas por entidades públicas e não são geradoras de lucro, ou a 200 mil euros, nos restantes casos.

Mais informações em adl.litoralalentejano.pt


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]