Louredo, V. N. de Poiares
Numa mata de choupos e salgueiros junto a uma ponte sobre o rio Mondego, inserida num espaço predominantemente rural, junto à aldeia de Louredo, ficava uma propriedade municipal devoluta e desaproveitada.
O Município de Vila Nova de Poiares quis utilizar este espaço para transformá-lo num parque de lazer, de convívio e de merendas, capaz de proporcionar uma utilização agradável quer pelos habitantes quer pelos visitantes.
Foi necessário qualificar e potenciar o espaço, numa perspetiva de utilização e fruição local, mas igualmente para servir de ponto de ligação entre a aldeia e o rio e como ponto de atração para forasteiros, o que se conseguiu com o apoio da Medida leader do PDR 2020, através do GAL DUECEIRA.
Sem história, nem expressão, mas com características paisagísticas e ambientais particulares, a mata surge como uma oportunidade de construir, para além de um local de fruição, um espaço de cidadania e de elevação da auto-estima territorial. Entre a população da aldeia, constituída por uma comunidade com cerca de 60 pessoas, contam-se 27 pessoas diretamente envolvidas no projeto. Por um lado o novo parque articula-se com as atividades socioeconómicas da aldeia – a dinamização do café local ou o estímulo à produção dos artefactos típicos em madeira de salgueiro (essencialmente palitos em flor ou de pestana) e cestaria pelos artesãos locais –, havendo outros habitantes envolvidos na manutenção e vigilância do espaço, respetivamente contra as enchentes do rio Mondego e possíveis atos de vandalismo.
O parque de lazer é fonte de muitas sinergias com um centro de aventura para a dinamização de atividades desportivas, natureza e lazer dinamizado por um agente económico local do setor da animação turística; com o produto turístico en2, da Associação de Municípios da Rota Estrada Nacional 2; com as rotas dos peregrinos que por ali passam; e, por fim, com o “Poiares Trail”, iniciativa de desporto de natureza desenvolvida no âmbito do projecto “Trilhos da Natureza da Serra da Lousã” o qual se integra na Estratégia de Eficiência Coletiva provere iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas, do qual a Dueceira é igualmente o promotor.
Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local DUECEIRA, no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo).
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]