2012-02-01
Os números, de balanço de final de 2011, revelam o grande dinamismo dos territórios de intervenção dos Grupos de Ação Local. Com candidaturas abertas ou a abrir brevemente, os GAL dão, em 2012, continuidade às suas estratégias integradas e participadas, contribuindo para o desenvolvimento de territórios competitivos, atrativos e coesos.
Os 2.642 projetos aprovados, até final de 2011, no âmbito da Abordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), da Região Autónoma dos Açores (PRORURAL) e da Região Autónoma da Madeira (PRODERAM), representam 194 milhões de euros de apoios públicos concedidos por estes programas, cuja gestão é realizada de forma descentralizada pelos GAL (47 no Continente, 4 nos Açores e 2 na Madeira).
Juntando a comparticipação privada ao apoio público concedido, estes 2.642 projetos aprovados, geradores de 4.033 postos de trabalho, representam mais de 331 milhões de euros de investimento nas zonas rurais.
A maior parte deste montante destina-se a projetos de Diversificação Económica das Zonas Rurais, que é também a área mais geradora de emprego. Seguem-se os Serviços Básicos para a População Rural e, por fim, a Conservação e Dinamização do Património Rural.
Este balanço de final de 2011 revela também o grande dinamismo dos territórios. Os 2.642 projetos aprovados representam 47% do total de candidaturas apresentadas: 5.578. Isto significa que há nos territórios rurais muitas pessoas e entidades, públicas e privadas, com iniciativa e que se propõem executar os mais diversos projetos de desenvolvimento rural.
Numa altura em que a crise favorece a instalação de um clima de pessimismo e receio de apostar em projetos novos, os empreendedores dos territórios rurais, apoiados no âmbito da Abordagem LEADER, não baixam os braços e põem as ideias em prática, investindo e estimulando o desenvolvimento do que de melhor há nos territórios rurais, aproveitando as suas características endógenas, dinamizando a economia e melhorando o nível de vida das populações.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]