2017-02-09
O 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias escolheu o Piodão para a cerimónia de lançamento oficial do concurso no dia 7 de fevereiro. Entre os convidados encontravam-se o Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Ricardo Pereira Alves, e a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), representada por Catarina Furtado e José Carlos Malato.
Ricardo Pereira Alves, presidente da Câmara Municipal de Arganil, saudou a organização por ter escolhido o Piódão para marcar este dia e também informou que dez aldeias de Arganil eram candidatas nesta eleição.
O Ministro Adjunto Eduardo Cabrita relevou que, conforme o Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT), o Governo olhava para o 'interior' de Portugal como um espaço de oportunidades, com fatores de competitividade para a fixação de pessoas e para a criação de emprego, e não de uma forma fatalista ou assistencialista.
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou o caráter decisivo das 7 Maravilhas para a dinamização turística dos destinos menos conhecidos e para a promoção do turismo sustentável, em que Portugal é cada vez mais uma referência.
O método de votação, por chamada telefónica, é a grande novidade desta edição. Dia 7 abril, vão ser reveladas as 49 aldeias pré-finalistas, marcando o início do período de “campanha” por parte dos promotores das candidaturas, atendendo a que cada categoria só vai estar a votação durante uma semana a partir de 1 de julho.
7 Maravilhas no horário nobre
A parceria entre o 7 Maravilhas e a RTP já remonta a 2009. Em 2017, o 7 Maravilhas vai constar na programação televisiva das noites de domingo do primeiro canal. Cada uma das 7 Regiões (NUT II) do país vai, assim, ser palco de uma gala. A primeira gala acontece a 9 de julho, realizando-se as restantes, domingo após domingo, até 20 de agosto. Nestas 7 galas intermédias são apuradas as duas finalistas de cada categoria, até alcançar, a 20 de agosto, um total de 14 finalistas. As 14 aldeias finalistas vão estar em votação pública durante duas semanas para, finalmente, a 3 de setembro, se chegar a uma conclusão na gala final da declaração oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias a 2017.
Vale a pena referir que este projeto conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, da Secretaria de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, da Associação Portugal Genial e da Federação Minha Terra.
Para mais informações, consultar as páginas do projeto: www.facebook.com/7maravilhas | www.7maravilhas.pt
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]