2017-07-25
Dia 22 de setembro, decisores políticos e representantes de milhares de iniciativas de base comunitária empenhadas na luta contra as alterações climáticas e por um desenvolvimento sustentável na Europa vão estar reunidos, no Comité Económico e Social Europeu (CESE), para uma conferência de lançamento do primeiro Dia Europeu das Comunidades Sustentáveis que vai ser celebrado no dia seguinte.
O objetivo da conferência é de envolver os decisores políticos da União Europeia – Comissão Europeia, Parlamento Europeu, CESE, representantes dos governos nacionais – e organizações civis presentes em Bruxelas – atores comunitários, integrados na rede ECOLISE, organizações parceiras, associações e organizações não governamentais – através da demonstração do papel essencial que as iniciativas de base comunitária desempenham na luta contra as alterações climáticas e a sustentabilidade para alcançar as metas climáticas e outros Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O potencial das ações conduzidas por pessoas é enorme e o CESE está satisfeito por trabalhar com a ECOLISE (Rede Europeia de iniciativas de base comunitária para as alterações climáticas e a sustentabilidade) com vista a promoção de ações locais de sustentabilidade. Este evento vai também contribuir para a Action Week comemorativa da adoção, em setembro de 2015, dos ODS.
Para marcar o Dia Europeu das Comunidades Sustentáveis a 23 de setembro, cidadãos apresentarão esforços pioneiros com vista a criação de modos de vida novos e sustentáveis. Ecoaldeias, iniciativas de transição, projetos de permacultura, agro-ecologia, e muitas outras iniciativas vão estar em destaque, e o público vai ter a oportunidade de as conhecer, de as discutir e servir-se delas como fonte de inspiração. Os projetos expostos vão abranger um leque de atividades que vai da energia comunitária à produção alimentar local, passando pela mobilidade sustentável, a gestão dos recursos e muito mais.
Durante a conferência no CESE, vai ser estabelecida uma ligação vídeo direta com uma selecção de portadores de projetos oriundos de toda a Europa. Os participantes vão ter a oportunidade de saber mais sobre as atividades da rede ECOLISE, inclusive os resultados dos estudos desenvolvidos sobre os contributos, os impactos e os desafios das iniciativas de base comunitária na Europa no que respeita à luta contra os desregulamentos climáticos, a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade e a criação de uma sociedade mais justa.
A inscrição tem de ser feita através do preenchimento deste formulário. O programa provisório pode ser consultado na página do CESE. Mais informações aqui.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]