2012-05-03
Palmela, 3 a 5 de maio 2012
O Cineteatro São João será o palco destas jornadas que pretendem espelhar o mundo rural na atualidade, sua multiplicidade de trajetos e funções, e apontar também para a reflexão sobre as futuras oportunidades de desenvolvimento. Organização ADREPES, entre outros.
A organização destas Jornadas, no âmbito da Universidade do Vinho - parte integrante do programa «Palmela - Cidade Europeia do Vinho 2012», é da responsabilidade da Câmara Municipal de Palmela com a Universidade Lusófona, a Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal, o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a ADREPES - Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal.
A iniciativa conta com o Alto Patrocínio do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.
Ao longo de três dias, um vasto conjunto de entidades, agentes económicos e investigadores estarão reunidos para debater as áreas rurais e periurbanas, elencar os processos em curso e identificar os novos futuros que se desenham para esses territórios, tendo por base a multiplicidade dessas áreas, as diversas dinâmicas e novos atores intervenientes.
Face às profundas transformações verificadas nas últimas décadas numa boa parte dos territórios rurais e periurbanos, é determinante que as instituições universitárias e outras de cariz técnico-profissional promovam e organizem estudos, pesquisas e debates, com vista a um conhecimento mais preciso sobre as novas formas, funções e estratégias de produção agrícola, que assenta na rentabilização das potencialidades endógenas e num maior envolvimento das entidades locais no processo de desenvolvimento.
As áreas temáticas propostas - Políticas Agrícolas; Dinâmicas Territoriais; Agricultura Familiar e Novos Sistemas de Produção; Configurações Patrimoniais, Identitárias e Turismo; Reconfigurações Identitárias; Agricultura, Inovação, Ensino e Formação Profissional - pretendem espelhar a multiplicidade de trajetos, funções e futuros dos mundos rurais, na atualidade, apontando, igualmente, para a reflexão sobre as futuras oportunidades de desenvolvimento.
As Conclusões das Jornadas, que integram o Fórum Regional da Península de Setúbal «O Vinho e o Mundo Rural», serão apresentadas no Congresso Nacional «O Vinho e o Mundo Rural», que irá realizar-se em maio de 2013.
Programa em anexo.
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]