Cantanhede
A Fruti-Taipina, fundada em 1989, dedica-se ao comércio de frutas e hortícolas. Presente no mercado nacional e internacional – França, Luxemburgo, Alemanha, Espanha, Suíça, Cabo Verde, Angola, Brasil, EUA e Canadá –, é também uma importante plataforma de escoamento da produção local e regional.
Após a colheita, armazena o ano todo a fruta – sobretudo pera e maçã – de muitos produtores parceiros da região, em câmaras frigoríficas, procedendo depois à sua calibragem e distribuição no mercado nacional e externo. Cerca de 45% do volume de negócio desta empresa destina-se ao mercado externo.
Movida pela vontade de se modernizar e, sobretudo, de competir de forma sustentada, a empresa de Cantanhede decidiu reduzir custos de funcionamento, investindo na instalação de um sistema energético sustentável de autoconsumo fotovoltaico, através de uma candidatura LEADER à AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego. Contando que anualmente a poupança de energia é de cerca de 30.000 euros, a empresa espera recuperar o investimento em três anos. Esta estratégia permitiu diminuir custos e superar falhas de eletricidade, facilitando mesmo a contratação de um novo colaborador.
Para além dos ganhos económicos e financeiros evidentes associados a este tipo de investimento, a imagem corporativa da Fruti-Taipina também sai reforçada pela integração da dimensão de responsabilidade ambiental na empresa. A iniciativa abre um novo ciclo na cultura empresarial local, através da valorização de investimentos das próprias empresas na promoção e reforço da sua sustentabilidade económica e ambiental.
Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local AD ELO no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo).
Documentos Anexos:
Instalação de sistema de eficiência energética em Central Frutícola
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]