Ferreirós do Dão, Tondela
Madalena Fonseca deixou há dez anos as feiras onde vendia têxteis com o marido para criar cabras, seguindo o exemplo dos pais, também criadores de gado. Hoje é uma empresária em nome individual que iniciou a atividade de criação de ovinos e caprinos com um projeto de primeira instalação de jovem agricultora.
Dedicou-se à criação de caprinos em regime extensivo numa exploração situada em Ferreirós do Dão, com uma área total de 60 hectares. O normal desenvolvimento do projeto foi afetado pelos incêndios de outubro de 2017, que atingiram um número significativo de animais e a sala de ordenha, obrigando a produtora a suspender a produção de leite.
Atualmente, o efetivo recomposto de 400 cabras de raça serrana ecótipo “jarmelista” (90%) e outras exóticas (10%) destina-se à criação de cabritos para abate e para a produção de leite para o fabrico de queijo de cabra e de ovelha de cariz tradicional,mas com fatores de inovação diferenciadores, como a aromatização de queijos com extratos de plantas e/ou frutos secos.
Foi com base num estudo aprofundado do setor e no conhecimento das potencialidades da sua exploração que Madalena Fonseca concebeu este projeto de criação de uma unidade de transformação e comercialização de produtos lácteos, que apresentou e teve aprovação da ADICES – Associação de Desenvolvimento Local, na Medida LEADER do PDR 2020. Com este novo investimento pretende valorizar os produtos resultantes da própria exploração, bem como garantir a médio prazo o aprovisionamento com recurso a matéria-prima proveniente de pequenos produtores locais.
Através da ampliação das instalações físicas e a aquisição de equipamento,Madalena reuniu as condições para a transformação, acondicionamento e escoamento da produção. A unidade aponta para uma capacidade de processamento de 100.000 litros de leite de cabra e 5.000 litros de ovelha em ano de cruzeiro (2021).
Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ADICES no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo - alterado face ao originalmente publicado).
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]