2012-08-29
Abrantes, 20 de setembro 2012
«A inovação aberta como forma de ferramenta de competitividade para pequenas e médias empresas» do setor agroalimentar é o tema do seminário que a TAGUS vai realizar, no âmbito do PRRN.
O seminário irá decorrer no Tecnopolo do Vale do Tejo, em Abrantes, dia 20 de setembro, a partir das 9h.
Reflectir sobre as novas tendências de consumo de produtos agro-alimentares, sensibilizar e estimular os produtores nacionais para a importância da criatividade e da experimentação e aproximar estes agentes dos centros de saber são os objectivos desta iniciativa conjunta da TAGUS e do Centro de Transferência de Tecnologia Alimentar INOV.LINEA.
Pretendendo atrair produtores locais, pequenas e médias empresas, técnicos de Associações de Desenvolvimento Local, professores e estudantes, inclui três workshops temáticos, simultâneos, nos quais serão identificadas ideias para novos produtos nos sectores olivícola, cárnico e hortofrutícola.
As duas ou três ideias que sairão de cada oficina serão experimentadas no INOV.LINEA até meados de novembro, altura em que se espera apresentar os resultados aos participantes neste seminário. A ideia é dar a possibilidade às entidades de produzir e comercializar produtos sem necessitarem de investir recursos de Inovação e Desenvolvimento (I&D).
Compõem o painel de oradores a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, a Penhas Douradas Food e Carlos Coelho, da IVITY (Personalidade de Marketing do Ano 2005).
Programa abaixo em anexo.
Uma iniciativa no âmbito do Programa da Rede Rural Nacional (PRRN).
Mais informação e inscrições no site da TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]