2017-06-09
A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai realizar três sessões de esclarecimento sobre os apoios do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E) no seu território.
À razão de uma por concelho – Abrantes, Constância e Sardoal – e sempre com início às 18h00 (consultar programa em anexo), as sessões vão também contar com a participação da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo – CIMT(*).
O SI2E apoia projetos de micro e pequenas empresas orientados para a criação de emprego. Cada investimento pode ser subsidiado, simultaneamente, na vertente de obras e equipamentos e na de criação de postos de trabalho.
A TAGUS é gestora deste incentivo, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo Social Europeu (FSE), para projetos até 100 mil euros de investimento físico a implementar em Abrantes, Constância e Sardoal.
As candidaturas aprovadas podem contar com um apoio de 40 por cento das despesas elegíveis. As empresas com menos de 5 anos de existência chegam aos 50 por cento e os projetos enquadrados na estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural (DLBC Rural) da TAGUS aos 60 por cento de financiamento.
Nos postos de trabalho, a comparticipação pode chegar até 18 meses de apoio (com limite mensal do valor correspondente ao IAS – Indexante de Apoio Social), conforme o tipo de contrato e outras características do projeto.
O concurso da TAGUS no âmbito do SI2E, integrado no DLBC Rural, vai estar aberto até 29 de Dezembro deste ano, dividido por três fases de apresentação de candidaturas.
MoovIdeias
As sessões de divulgação do SI2E vão também contemplar a divulgação do MoovIdeias, inserido no projeto Médio Tejo – Vive o Empreendedorismo, promovido pela CIMT, TAGUS, PINHAL MAIOR e ADIRN, no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas e co-financiado pelo FEDER.
Inscrição nas sessões de divulgação na página da TAGUS.
(*) Para projetos com um investimento elegível entre 100.000€ e 235.000€, a gestão do SI2E fica é da responsabilidade da CIMT, cujo território abrange os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]