In Loco promove debate para a valorização do interior

2016-03-24

A Associação In Loco organizou um debate ao nível da região do Algarve com o objetivo de propor medidas à Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

Esta Unidade de Missão foi constituída em janeiro de 2016 através de uma Resolução de Conselho de Ministros e tem como objetivo criar, implementar e supervisionar um Plano Nacional para a Coesão Territorial, bem como promover medidas de desenvolvimento do território do interior de natureza interministerial. O Plano para a Coesão Territorial interligar-se-á com o Plano de Descentralização que promoverá a valorização dos territórios de interior como espaços de produção, desenvolvendo a constituição de plataformas regionais para a empregabilidade, o intercâmbio de conhecimento aplicado entre os centros de I&DT e as comunidades rurais, e a valorização e promoção dos produtos regionais.

A In Loco convidou todos os municípios do Algarve com território em áreas de baixa densidade, a Direção Regional de Agricultura e Pescas, a Universidade do Algarve, a Comissão de Coordenação da Região do Algarve, as associações empresariais e florestais e as associações de desenvolvimento local com sede na região para um debate que ser realizou no salão nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

I12644-INXLOCO.JPG

Os participantes levantaram problemas existentes no território rural e deram sugestões de forma a apoiar esta Unidade de Missão no seu trabalho de identificar as condições necessárias à prossecução de várias medidas e objetivos fixados no programa do Governo.

Esta iniciativa enquadra-se no ciclo de debates que decorrerão a nível nacional, promovidos com o apoio do Fórum Cidadania & Território.

Na sequência deste debate, a In Loco recolhe, até 8 de abril, contributos (para geral@in-loco.pt), que devem refletir propostas concretas e inovadoras, tendo por base o que “já existe” e a identificação do que “é necessário mudar”, devendo centrar-se em torno de medidas/instrumentos de política exequíveis, realistas e, de preferência, implicarem poucos recursos financeiros.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]