2016-03-24
A Associação In Loco organizou um debate ao nível da região do Algarve com o objetivo de propor medidas à Unidade de Missão para a Valorização do Interior.
Esta Unidade de Missão foi constituída em janeiro de 2016 através de uma Resolução de Conselho de Ministros e tem como objetivo criar, implementar e supervisionar um Plano Nacional para a Coesão Territorial, bem como promover medidas de desenvolvimento do território do interior de natureza interministerial. O Plano para a Coesão Territorial interligar-se-á com o Plano de Descentralização que promoverá a valorização dos territórios de interior como espaços de produção, desenvolvendo a constituição de plataformas regionais para a empregabilidade, o intercâmbio de conhecimento aplicado entre os centros de I&DT e as comunidades rurais, e a valorização e promoção dos produtos regionais.
A In Loco convidou todos os municípios do Algarve com território em áreas de baixa densidade, a Direção Regional de Agricultura e Pescas, a Universidade do Algarve, a Comissão de Coordenação da Região do Algarve, as associações empresariais e florestais e as associações de desenvolvimento local com sede na região para um debate que ser realizou no salão nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
Os participantes levantaram problemas existentes no território rural e deram sugestões de forma a apoiar esta Unidade de Missão no seu trabalho de identificar as condições necessárias à prossecução de várias medidas e objetivos fixados no programa do Governo.
Esta iniciativa enquadra-se no ciclo de debates que decorrerão a nível nacional, promovidos com o apoio do Fórum Cidadania & Território.
Na sequência deste debate, a In Loco recolhe, até 8 de abril, contributos (para geral@in-loco.pt), que devem refletir propostas concretas e inovadoras, tendo por base o que “já existe” e a identificação do que “é necessário mudar”, devendo centrar-se em torno de medidas/instrumentos de política exequíveis, realistas e, de preferência, implicarem poucos recursos financeiros.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]