2012-06-26
2012
A Associação IN LOCO participou na Cúpula dos Povos, coorganizando o encontro «Sustentabilidade e participação + de 20 anos depois».
O encontro, coorganizado em parceria com o Governo Federal do Brasil, teve lugar no auditório da Fundação Getúlio Vargas, no centro do Rio de Janeiro, permitiu a realização de debates muito vivos e interessantes sobre os impactos dos processos de participação dos cidadãos no desenvolvimento dos territórios e da cidadania. Houve também lugar à apresentação do trabalho desenvolvido por várias redes nacionais de Orçamentos Participativos na construção de espaços de democracia local e na qualificação da participação dos cidadãos nas decisões políticas.
A Associação IN LOCO assegurou uma apresentação sobre os cerca de 10 anos de Orçamentos Participativos em Portugal e os seus contributos para o aprofundamento da democracia local e para recuperação da confiança entre políticos e cidadãos.
A convite da Prefeitura de Porto Alegre, no sul do Brasil, a IN LOCO associou-se também à organização da XII Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP), que teve lugar na capital gaúcha, na semana anterior à Cimeira do Rio.
A conferência deste ano foi dedicada ao tema «Democracia nas Cidades e Grandes Transformações Urbanas», tendo sido neste âmbito que a IN LOCO assumiu ma coordenação de um encontro com algumas das melhores experiências de Orçamento Participativo da atualidade, nomeadamente, Porto Alegre, a anfitriã, Rosário, da Argentina, Cascais, de Portugal, que recebeu uma menção honrosa na edição deste ano do prémio OIDP.
A IN LOCO foi ainda convidada a participar num outro encontro para partilhar a sua experiência de formação de autarquias locais em Portugal, Cabo Verde e Moçambique, no âmbito da implementação de processos de Orçamento Participativo.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]