2012-11-14
Alberto Melo reuniu os amigos para dar a conhecer o seu livro «Passagens Revoltas», lançado dia 10 de outubro, em Lisboa. 40 anos de intervenção por ditos e escritos entre 1970 e 2012. 500 páginas de observação, análise e interpelação.
Mais de 70 «excertos desgrenhados» arrumados em cinco categorias: Educação e (sobretudo) Educação de Adultos; Conflitos Políticos e Laborais; Animação Territorial e Desenvolvimento Local; Cidadania Ativa e Democracia Participativa; Crítica da Economia Dominante.
Os textos encontram-se ordenados cronologicamente, mas uma mirada rápida pelo índice permite desde logo identificar as temáticas, facilitando uma leitura mais seletiva, adianta o autor, afirmando que este «não é um livro para ler de ponta a ponta mas para se ir lendo».
Coube a Ana Benavente apresentar a obra, que considera «singular e que enriquece todos os que a consultarem», mas também «um livro que permite múltiplas leituras, porque nele está o mundo atual, passado, presente e futuro», e um livro "que não é um livro que só se leia mas com o qual se vive».
Uma obra tão singular como o seu autor, «que se mantem um homem de pensamento e ação livres e com propósitos de uma coerência rara e profunda, e um autor cosmopolita que articula conhecimento e ação desligado dos poderes institucionais e sociais convicto de outros modos de vida libertadores das pessoas e das sociedades», disse ainda a ex-secretária da Educação.
O autor, Alberto Melo, agradeceu as simpáticas palavras, a atenção e o carinho com que Ana Benavente apresentou a sua obra, e a presença de todos os amigos e amigas, deixando um especial obrigado à Associação IN LOCO - «onde algumas ideias ganharam uma certa consistência, pela proximidade ao terreno, pela intervenção, e a vivência do Desenvolvimento Local na Serra do Caldeirão» - «por ter aceitado a incumbência de editar este livro».
No âmbito da comemoração dos 25 anos da Associação In Loco, serão organizadas várias sessões de apresentação pública do livro de Alberto Melo "Passagens Revoltas 1970-2012 - 40 anos de intervenção por ditos e escritos".
A próxima sessão de apresentação do livro está agendada para dia 24 de novembro, 15h, na Biblioteca Municipal de Loulé.
Saiba mais no site da IN LOCO, aqui.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]