2022-01-26
No âmbito do Projeto de Cooperação “Terras da Lusofonia” inserido na medida 10.3 do PDR2020, teve lugar na passada semana na Ponta do Sol (Ribeira Grande), ilha de Santo Antão – Cabo Verde o “II Encontro da Lusofonia”.
O evento, decorrente do primeiro encontro realizado em Torres Novas em julho de 2020, contou com a participação dos parceiros deste projeto e municípios associados, nomeadamente técnicos e direção: ADIRN, AIDA (GAL Aveiro Norte e GAL Aveiro Sul), ADRIMINHO, ADRITEM, COIMBRA MAIS FUTURO, DUECEIRA, PINHAL MAIOR, TERRAS de SICÓ, Município de Alcanena (Presidente), Municipio de Mação (Presidente), Municipio de Pombal (Presidente), Municipio de Albergaria-a-Velha (Presidente), Municipio da Lousã (Vice-Presidente), Municipio de Vila Nova de Poiares (Vice-Presidente), Municipio de Miranda do Corvo (Vice-Presidente) e do Dirctor Executivo da Inova-Ria.
Este encontro contou também com a participação de diversas entidades cabo-verdianas, destacando-se a presença da Ministra da Coesão Territorial de Cabo Verde, do Ministro das Comunidades de Cabo Verde, dos Presidentes dos três municípios da Ilha de Santo Antão, Ribeira Grande (onde decorreu o encontro), Paúl e Porto Novo, da Reitora da UTA (Universidade Técnica Autónoma), representante do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde, representante do Ministério da Agricultura de Cabo Verde, Presidente da Associação de Municípios da Ilha de Santo Antão, Vereadores e técnicos dos municípios de Santos Antão, representares de associações agrícolas e da área do turismo.
Durante este encontro foram partilhadas experiências entre dois países que, apesar da distância física estão próximos na forma de estar perante os desafios que se nos colocam e acima de tudo na sua visão comum sobre o que se pretende em matéria de desenvolvimento para os territórios rurais.
Foram abordadas diversas temáticas, sobre as quais todos têm trabalhado e sobre as quais se adquiriu ao longo dos anos riqueza de experiências para partilhar.
Os trabalhos incidiram na reflexão sobre o municipalismo em Cabo Verde, seguidos de uma reflexão sobre “Cooperação e Desenvolvimento”; onde foram apresentadas experiências de trabalho portuguesas, com potencial de disseminação para Cabo Verde. Foi ainda abordado tema “A Agricultura e o Mundo Rural: Tradição e Modernidade”, centrando-se na importância da valorização dos recursos endógenos dos territórios.
Porque cada vez mais deve existir uma aproximação do sistema científico aos processos de desenvolvimento, à economia, à implementação das políticas, ao desenho de projetos, foi apresentado o projecto de uma universidade que está sediada em São Vicente, mas com uma visão atual e com preocupação de colocar o conhecimento ao serviço do seu país, e por isso com a preocupação de descentralizar e aproximar o conhecimento da realidade, nomeadamente para Santo Antão.
Teve ainda lugar a conferência intitulada “A importância das geminações na cooperação e desenvolvimento: o caso do Município da Ribeira Grande”, proferida pelo Ministro das Comunidades e pelo Presidente do Município da Ribeira Grande, apresentando experiências com os municípios portugueses. Foram ainda debatidas as temáticas do “Turismo no Pós-Covid 19: Desafios e Perspetivas” e da Agricultura Biológica.
O final do encontro centrou-se na apresentação do projecto “Terras da Lusofonia” pelo coordenador da ADIRN, as acções em curso e o que se pretende desenvolver, em estreita cooperação e parceria com Cabo Verde. Neste âmbito destaca-se, a implementação da “Casa da Lusofonia”, cedida pelo Município da Ribeira Grande, que permitirá ter um espaço físico nesta ilha para a potenciação destas relações de trabalho que pretendemos que se reforcem e nos permitam continuar a cooperar em prol do desenvolvimento dos nossos territórios, e sobre a qual foi assinado o protocolo de cedência deste espaço, entre o representante da direcção da ADIRN (Coordenador do projecto) e o Presidente do Município da Ribeira Grande, com o apoio do Ministro das Comunidades de Cabo Verde.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]