2018-12-20
A Federação Minha Terra fez uma apresentação no último painel do Encontro de Investidores da Diáspora, a 15 de dezembro, em Penafiel, dedicado à temática do DLBC / Desenvolvimento Local de Base Comunitária e 3º Setor, e no qual participaram, para também duas das suas associadas – Dolmen e Ader-Sousa –, a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Deseporto (CPCCRD), o Colégio dos Carvalhos (CIC), a Cooperativa António Sérgio de Economia Social (CASES), a Escola Superior de Tecnologia e Gestão Politécnico do Porto (ESTG) e a União Cooperativa Polivalente da Região Norte.
A intervenção da presidente da Federação Minha Terra, Maria João Botelho, incidiu, entre outros, sobre as oportunidades de investimento existentes no âmbito da implementação das Estratégias de Desenvolvimento Local dos Grupos de Ação Local através da Medida LEADER dos Programas de Desenvolvimento Rural e do SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego.
Sob o lema “Conhecer para Investir”, a terceira edição do Encontro de Investidores da Diáspora que teve lugar de 13 a 16 de dezembro, em Penafiel, juntou 60 oradores distribuídos por oito painéis que falaram para um público constituído de investidores e empresários portugueses da Diáspora e empresas portuguesas interessadas na internacionalização dos seus negócios.
As temáticas escolhidas para os diferentes painéis, incidiram na importância da valorização das regiões e territórios enquanto polo de atração de investimento e/ou de internacionalização respetivamente com origem e/ou destino nas comunidades portuguesas, assim como no desenvolvimento e execução de políticas e medidas para esse efeito, aos níveis nacional, regional e local, e em estreita interação com os empreendedores e inovadores da Diáspora portuguesa em todos os seus formatos, características e geografias.
O objetivo deste encontro era facultar aos participantes, num contexto simultaneamente institucional e propício ao networking, informação atualizada sobre mecanismos e programas de incentivo e apoio ao investimento em Portugal e à internacionalização de projetos de âmbito local e regional, proporcionando, ao mesmo tempo, uma plataforma de diálogo e partilha de experiências e boas práticas com interlocutores e redes de contacto importantes para os seus negócios.
A organização desta iniciativa da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas era da responsabilidade do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e a colaboração da Câmara Municipal de Penafiel.
Consulte o programa completo em anexo.
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]