2012-11-05
2012
Sob o tema «Inovar e Empreender», organizado pela ADIBER, em parceria com os municípios de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, a 26 e 27 de outubro, em Arganil, «representou um importante contributo para a afirmação da vontade e querer deste território em assumir os destinos do seu próprio desenvolvimento».
«Um território que trabalha de mãos dadas, que concerta posições para falar a uma só voz, que está disponível para ampliar as redes de cooperação para o desenvolvimento». É este o caminho que a ADIBER e os municípios da região pretendem seguir, assumindo que a Beira Serra é «um palco de oportunidades onde todos os atores contam, cada um assumindo o seu papel, em rede e cooperação».
Em causa está a futura estratégia de desenvolvimento para a Beira Serra e o aproveitamento das ajudas da União Europeia no próximo período de programação financeira 2014-2020.
No (próximo) Quadro Estratégico Comum que privilegiará o desenvolvimento promovido pelas comunidades locais, será fundamental a região captar e fixar jovens talentos, consolidar a ligação às universidades e politécnicos, apostar nos produtos endógenos (incorporando inovação e tecnologia, e facilitando o acesso a novos mercados), fomentar o empreendedorismo de base local e criar polos de competitividade.
A definição de políticas públicas e uma organização do Estado coerentes com as realidades locais será outra das questões sine qua non, uma vez que «a coesão territorial só existe como resultado de maior equidade entre as regiões urbanas e rurais».
Em territórios de baixa densidade, como a Beira Serra, «onde tudo é mais difícil de alcançar», torna-se fundamental a criação de legislação que agilize a instalação de iniciativas de desenvolvimento e reconhece-se a importância crescente das intervenções de lógica supramunicipal num quadro de racionalização dos recursos existentes para a satisfação das necessidades comuns.
O Congresso da Beira Serra apresentou-se, mais uma vez, como um fórum de promoção da cidadania ativa e participativa de todos os atores locais, contando com a presença de 200 participantes, entre os quais, autarcas, empresários, alunos e professores, e representantes de inúmeras organizações locais, que enriqueceram a reflexão alargada sobre a futura estratégia de desenvolvimento para a região, ajudando a identificar novos caminhos e novos rumos para este território.
No âmbito do III Congresso da Beira Serra realizou-se ainda, no sábado, o II Encontro da Juventude da Beira Serra, envolvendo mais de 200 jovens da região, e o Sarau da Beira Serra, que culminou com a apresentação, em uníssono, dos quatro coros da Beira Serra.
A partir das Conclusões do III Congresso da Beira Serra - Declaração de Arganil, brevemente disponível no [site da ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra]
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]