2011-01-28
17 a 20 de Janeiro 2011, em Santa Maria da Feira
Assinalando os 10 anos da Rede Social Concelhia, o II Mosaico Social, promovido pela ADRITEM e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, no âmbito do PRODER, apresentou-se com um programa inovador, num amplo encontro de boas práticas de intervenção social.
Para além do espaço de exposição e divulgação dos serviços e projetos sociais do concelho, onde participaram 67 entidades, entre associações, ONG, IPSS e empresas, o II Mosaico Social incluiu um seminário, três workshops de formação, uma mostra de produtos locais e um programa de animação permanente, privilegiando a interação com o público.
O seminário «Desafiar, Empreender e Inovar - Qualificar o Desenvolvimento Social Local» contou com 160 participantes convidados a refletir sobre o contributo das organizações da Economia Social na definição de políticas de desenvolvimento local e social e os desafios que se colocam a estas entidades.
Da realização dos três painéis, que incidiram sobre as temáticas do empreendedorismo social e inclusivo, da sustentabilidade e inovação social e responsabilidade social, saíram algumas propostas de conclusões/recomendações, nomeadamente: o desenvolvimento social e a sustentabilidade das IPSS (agente fundamental neste processo) deverão passar cada vez mais pelos contributos do empreendedorismo social, da responsabilidade social das organizações, do incentivo e organização do voluntariado.
A Mostra de Produtos Locais (uma inovação desta segunda edição), espaço dedicado à exposição de recursos tradicionais do concelho, serviu de pano de fundo ao encontro «À conversa com?», sobre economia criativa. Em ambiente de tertúlia, os convidados destacaram a importância dos empreendedores apostarem na rentabilidade dos seus produtos, não podendo estar à mercê da subsidiodependência.
Os três workshops reuniram 114 participantes, interessados em saber «Como elaborar planos de negócio inovadores», o que é o«Marketing Social» e a conhecer o «Projeto PROVE», cuja parceria nacional a ADRITEM integra.
Com o objetivo de homenagear e distinguir o trabalho e a dedicação de pessoas e organizações do concelho que diariamente contribuem para uma rede social dinâmica, teve também lugar neste evento a II Gala Prémio Concelho Solidário, e que distinguiu oito entidades em outras tantas categorias, entre as quais, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira (na categoria população idosa), a anfitriã do II Mosaico Social.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]