2013-08-27
Universidade do Minho (Braga), 17 de outubro
O relevante património do Alto Cávado, com fortes tradições religiosas e onde se cruzam inúmeras Rotas Marianas, levou a associação ATAHCA a organizar, em parceria com a Univ. do Minho, o I Colóquio Internacional «A Religião em Movimento: Peregrinações Espirituais e Turismo Sacro».
Os trabalhos irão decorrer - a partir das 9h - no Complexo Pedagógico II - Anfiteatro B1 (Campus de Gualtar).
O presidente da ATAHCA, José da Mota Alves, justifica a realização deste colóquio no território do Alto Cávado (território de intervenção da associação), «pelo número elevado de caminhos para Santiago de Compostela que nele se cruzam, pela quantidade de Rotas Internacionais Marianas com santuários, igrejas, capelas e ermidas e pela procura que existe dos santuários locais por centenas de milhares de peregrinos».
O Alto Cávado, acrescenta, «é um território com fortes tradições religiosas, onde o património construído existente merece ser conhecido mais profundamente, para se compreender melhor a identidade do território e a cultura dos seus habitantes. Para além da religiosidade, o impacto causado na economia local é de tal maneira evidente que justifica a uma reflexão sobre este tema como dinamizador de um território rural, onde é necessário reunir todas as sinergias para potenciar todos os recursos existentes».
Para o presidente da ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave a realização deste evento, com apoio do SP3 PRODER, é «exemplo da importância dos projetos em parceria, contribuindo para a rentabilização de recursos e definição de estratégias comuns para interesses semelhantes. Esta iniciativa deverá continuar com estes e outros projetos, pois só assim se conseguirá criar condições de crescimento sustentáveis e duradouras.»
Programa abaixo em anexo.
Para mais informações e confirmação de presença (obrigatório), contactar Maria Inês Caridade | E-mail: press.atahca@gmail.com | Tel. 91 992 88 68.
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]