Herdade da Apariça

Castro Verde

O “birdwatching” ou observação de aves é a mais recente aposta de Jorge Bobone, proprietário da Herdade da Apariça, no concelho de Castro Verde, cada vez mais uma referência ao nível do turismo ornitológico.

A atividade surgiu “naturalmente”, dadas as características da propriedade de 720 hectares. Inserida na Zona de Proteção Especial de Castro Verde, onde predomina a estepe, também conta com uma importante área de montado de azinho e sobro, e uma grande barragem, que servem de habitat a um elevado número de aves de interesse, como o sisão (a mais emblemática da herdade), a abetarda, o colhereiro e o rolieiro (cerca de 10% da população nacional).

Dar a conhecer esta enorme biodiversidade foi o objetivo do projeto apresentado junto da Associação Alentejo XXI, no âmbito da Abordagem LEADER, que possibilitou a aquisição de caixas de nidificação, binóculos, a instalação de abrigos móveis para a observação de aves, bem como material de equitação e dois kayaks, permitindo reforçar a oferta de atividades da herdade, com duas Casas de Campo de portas abertas, desde meados de 2013.

“Sem este apoio não teria enveredado por aqui”, garante o promotor, sublinhando o enorme investimento, de tempo e dinheiro, no turismo rural, que surgiu como diversificação da atividade agropecuária da herdade após uma reunião promovida pela Alentejo XXI. Mais informações em www.montedaaparica.pt.

Investimento total: 42.174,32 EUR

Comparticipação LEADER: 50%

Postos de trabalho criados: 1

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ALENTEJO XXI, no quadro da Abordagem LEADER do PRODER, divulgado no Jornal Pessoas e Lugares nº 16 publicado em Julho de 2014.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]