2024-05-06
O projeto RAIA surge com o propósito de criar uma rede na região do Alentejo, Algarve e Andaluzia que permita às entidades públicas, associações, empresas e cidadãos disporem das ferramentas necessárias para promoverem a inovação agrícola nas zonas rurais, transformando o espaço transfronteiriço da RAIA num território com novas dinâmicas de negócio, capacitado para novos desafios.
Com o objetivo de identificar as dificuldades e os desafios que ajudarão a desenhar soluções inovadoras, estão a ser solicitados contributos aos agentes do território e a todos aqueles que desejem participar, através do preenchimento de formulário.
A informação recolhida será trabalhada através de “hackathons” de inovação aberta, onde se desenvolverão processos participativos e de cocriação, entre colaboradores especialistas e os diferentes atores interessados no desafio. Serão procuradas soluções, criados projetos e/ou estabelecer-se-ão roteiros para os enfrentar. Além disso, haverá uma plataforma digital que permitirá trabalhar em grupo durante todo o processo.
No primeiro hackathon, que se realiza no próximo dia 5 de junho, no Centro Agroexperimental de Empresas da Diputación de Huelva (Trigueros), será apresentado o projeto, bem como a organização dos grupos e o estabelecimento da dinâmica de trabalho para a procura de soluções em torno dos principais problemas selecionados.
Durante o segundo hackathon, que decorrerá online, serão apresentadas possíveis soluções e trocadas impressões entre os diferentes grupos, procurando enriquecer as abordagens de inovação que estão a ser trabalhadas.
No terceiro hackathon, serão selecionados os projetos considerados mais viáveis para serem acompanhados na fase de teste, e fornecidos outros apoios para o resto das soluções co desenhadas (apoio financeiro, informação sobre convites à apresentação de propostas, formação RAIA, etc.).
Na fase de teste, serão realizados Living Labs, onde serão testadas as soluções concebidas no âmbito dos hackathons. Todas as boas ideias e soluções inovadoras serão incorporadas no Plano de Ação do projeto RAIA.
Cofinanciado pela União Europeia através da 2ª convocatória do Programa Interreg VI-Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, o Projeto RAIA centra-se no apoio ao desenvolvimento agrícola na região fronteiriça, através da criação de uma rede colaborativa (Red RAIA).
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]