2013-08-13
Vilarinho de S. Roque (Albergaria-a-Velha), Areja (Gondomar), Couce (Valongo), Porto Carvoeiro (Santa Maria da Feira) e Ul (Oliveira de Azeméis) são as aldeias envolvidas na iniciativa da ADRITEM, num trabalho de proximidade às populações e reforço das parcerias locais que tem vindo a atrair novos visitantes aos territórios rurais.
A 14 e 15 de setembro Há Festa na Aldeia de Ul, em Oliveira de Azeméis. A aldeia abrange os lugares de Avelão, Crasto e Salgueirinha, onde se insere o Parque Temático Molinológico de Ul, um autêntico «museu vivo» das estruturas da confeção de pão e de moagem de cereais com mais de 200 anos de existência. O Pão de Ul e a Regueifa, fabricados de forma artesanal, são ex-libris da localidade que atraem, por si só, todos os anos milhares de visitantes, sobretudo por altura da romaria de S. Brás, em fevereiro.
Animação de rua, teatro, espetáculos e gastronomia são algumas das ações previstas para a Festa na Aldeia de Ul, que encerrará o ciclo de eventos da iniciativa lançada na aldeia de Vilarinho de S. Roque, no início de julho.
Ainda que diferenciado de localidade para localidade, o cartaz integra algumas atividades permanentes, como o Mercado de produtos regionais (montra privilegiada da produção agrícola local, artesanato, etc.), o espaço dedicado aos jogos tradicionais («A brincar nos entendemos») e a exposição «Memória na Aldeia», que materializa um dos principais objetivos do projeto - a recuperação identitária.
Pretendendo criar uma relação de maior proximidade entre os habitantes locais e os visitantes, têm ainda lugar as iniciativas «Almoce Connosco» e «Jante connosco», que funcionam sob inscrição prévia no site do projeto (http://www.hafestanaaldeia.pt/pt/), onde é disponibilizada toda a informação sobre o projeto, programação, etc. Numa forte aposta nas ferramentas de comunicação, também Há Festa na Aldeia no Facebook em https://www.facebook.com/HaFestaNaAldeia.
A valorização do património natural e cultural é um dos eixos deste projeto pioneiro de desenvolvimento dos territórios rurais que estabelece também o desenvolvimento do sector turístico, o reforço do tecido económico e a criação de emprego e a melhoria dos serviços sociais e culturais.
Construir um foco de atratividade para territórios rurais com características específicas, propondo o envolvimento ativo das populações, a partir dos costumes e das tradições culturais locais, é o objetivo do projeto da ADRITEM, promovido em parceria com os municípios de Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Valongo e a Junta de Freguesia de Lomba (Gondomar).
A estratégia assenta, segundo a ADRITEM - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria, «na preservação da identidade local, estimulando o sentimento de pertença das populações residentes, criando uma atitude proactiva de integração nos projetos para que com tal enraizamento sociocultural se atinja uma nova e duradoura qualificação destas povoações que fazem parte da rede Aldeias de Portugal».
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
Webinário de boas-práticas sobre habitação nas áreas rurais |
2025-02-20, Evento online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]