Canaviais, Évora
A Be Aromatic nasce em 2012 do sonho de dois jovens que, apesar de nunca terem trabalhado no campo, decidiram juntar experiência de vida e conhecimentos para criar, numa quinta de oito hectares, um projeto empresarial de produção e comercialização de plantas aromáticas e medicinais (pam) – em seco e fresco –, e de hortícolas cultivadas ao ar livre, em regadio, em modo de produção biológico numa área de dois hectares. Além disso, têm um viveiro de plantas (incluindo ornamentais) e oliveiras.
Uma parte da produção das plantas aromáticas e medicinais é vendida a granel para os mercados externos de produtos cosméticos e farmacêuticos, e outra parte é comercializada com marca própria para uso culinário e gastronómico.
O primeiro investimento foi feito, entre 2013 e 2015, na instalação como jovens agricultores para a preparação do terreno, incorporação de matéria orgânica, plantação, construção de uma estufa e armazém, aquisição de uma secadora, realização de charca e abertura de furo, e instalação de sistema de rega.
Para responder a um aumento da procura, os dois sócios pediram um apoio para a aquisição de um trator e alfaias agrícolas, através da Medida LEADER do PDR2020, junto do GAL ALENTEJO CENTRAL, o que lhes permitiu ganhar escala e eficiência e aumentar o volume de produção e comercialização das plantas aromáticas.
Rute Porto, designer gráfica, e João Porto, arquiteto paisagista, associaram à paixão pela terra e ao respeito pela biodiversidade, uma leitura estética e criativa que confere aos produtos uma apresentação com design único, tanto nas embalagens, como no styling.
Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ALENTEJO CENTRAL no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo).
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]