Ganhar escala e eficiência na produção e comercialização de plantas aromáticas

Canaviais, Évora

A Be Aromatic nasce em 2012 do sonho de dois jovens que, apesar de nunca terem trabalhado no campo, decidiram juntar experiência de vida e conhecimentos para criar, numa quinta de oito hectares, um projeto empresarial de produção e comercialização de plantas aromáticas e medicinais (pam) – em seco e fresco –, e de hortícolas cultivadas ao ar livre, em regadio, em modo de produção biológico numa área de dois hectares. Além disso, têm um viveiro de plantas (incluindo ornamentais) e oliveiras.

I13911-MONTE1-GRANDE.JPG

Uma parte da produção das plantas aromáticas e medicinais é vendida a granel para os mercados externos de produtos cosméticos e farmacêuticos, e outra parte é comercializada com marca própria para uso culinário e gastronómico.

O primeiro investimento foi feito, entre 2013 e 2015, na instalação como jovens agricultores para a preparação do terreno, incorporação de matéria orgânica, plantação, construção de uma estufa e armazém, aquisição de uma secadora, realização de charca e abertura de furo, e instalação de sistema de rega.

I13911-MONTE2-GRANDE.JPG

Para responder a um aumento da procura, os dois sócios pediram um apoio para a aquisição de um trator e alfaias agrícolas, através da Medida LEADER do PDR2020, junto do GAL ALENTEJO CENTRAL, o que lhes permitiu ganhar escala e eficiência e aumentar o volume de produção e comercialização das plantas aromáticas.

Rute Porto, designer gráfica, e João Porto, arquiteto paisagista, associaram à paixão pela terra e ao respeito pela biodiversidade, uma leitura estética e criativa que confere aos produtos uma apresentação com design único, tanto nas embalagens, como no styling.

  • Operação: 10.2.1.1 – Pequenos investimentos nas explorações agrícolas do PDR2020
  • Promotor: Be Aromatic, Lda.
  • Localização: Canaviais, Évora
  • Investimento total elegível: 29.974,48 euros
  • Despesa pública: 14.987,25 euros
  • Postos de trabalho: -

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ALENTEJO CENTRAL no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo).


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]