Formação certificada em interpretação do património no Algarve

2025-02-10

A Associação In Loco volta a trazer ao Algarve uma formação certificada em Interpretação do Património, dirigida a profissionais e estudantes das áreas do património natural e cultural, turismo e educação. Esta formação, reconhecida internacionalmente, é baseada no programa oficial da Interpret Europe (IE), organização europeia de referência na Interpretação do Património.

A Interpretação do Património é uma abordagem inovadora que visa promover uma comunicação mais envolvente e significativa sobre o património natural, cultural e imaterial, capacitando os participantes para criar experiências que despertem a curiosidade e o sentido de pertença dos visitantes.

A formação irá decorrer na Casa do Povo de Estoi (Faro) e contará com duas edições:

  • Edição 1 – 17 a 21 de fevereiro
  • Edição 2 – 21, 22, 23 e 29 e 30 de março

Duração: 40h presenciais + 15h de trabalho complementar

Os participantes terão a oportunidade de explorar metodologias inovadoras, incluindo aprendizagem experiencial, narrativa e educação em valores, alinhadas com as orientações da UNESCO. A certificação obtida permitirá que os formandos apliquem estas técnicas em diversos contextos, como museus, centros de interpretação, sítios arqueológicos, parques naturais, cidades históricas, entre outros.

Esta formação será conduzida por Pedro Morais, um reconhecido especialista em ecoturismo, interpretação e sustentabilidade.

Preço da formação: 450€ Desconto de 20% para inscrições antecipadas (até 3 de fevereiro/7 de março) ou membros da RDM (desconto não acumulável).

Inscrições abertas até uma semana antes do início da formação – Vagas limitadas a 14 participantes por edição. Pré-inscrição obrigatória na Interpret Europe (50€ no 1º ano).

Mais informações e inscrições: https://t.ly/Yl9P2

A realização da formação está sujeita a um mínimo de 8 inscritos.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]