2014-02-28
Dinamizado pela parceria Tejo Vivo, durante o mês de março nos territórios situados nas margens do Tejo.
Promover a gastronomia e os produtos associados ao rio, envolvendo os estabelecimentos de restauração, produtores de vinho, azeite, enchidos e fumeiro locais, é um dos objetivos do evento, no âmbito do projeto de cooperação Tejo Vivo.
Por outro lado, pretende-se estimular o trabalho em rede a nível ibérico dos restaurantes, produtores e das Associações de Desenvolvimento Local parceiras neste projeto de cooperação, seis de Portugal, 11 de Espanha.
Neste festival desafiam-se também os produtores de vinho, azeite e enchidos que durante o mês da ação poderão realizar provas dos seus produtos, visitas guiadas a instalações, vinhas e olivais.
Nos dias 28 e 29, em Idanha-a-Nova, a parceria irá realizar um encontro de reflexão Tajo/Tejo Vivo, destinado não só aos parceiros do projeto como a outras associações de desenvolvimento local, municípios, atores locais, estabelecimentos de ensino superior e público em geral.
Centrado nos temas Identidade Territorial, Desenvolvimento Local e Inovação, o encontro pretende promover a discussão sobre a diversificação económica dos territórios junto ao Tejo (portugueses e espanhóis), abordando diferentes áreas (sociocultural, turismo, património, meio ambiente, empreendedorismo, inovação) mas também partilhar conhecimentos, experiências e criar uma rede de contactos ibéricos.
O Tajo/Tejo Vivo abrange municípios desde Castilla (Espanha) ao Ribatejo (Portugal) e neste 1.º Festival Gastronómico decorrerá, nomeadamente, em 57 restaurantes localizados em Talavera, Sierra de San Vicente y la Jara, Castilla la Mancha (Espanha), Raia Centro Sul, Pinhal Interior, Sôr e Ribatejo (Portugal).
O Tajo/Tejo Vivo é um projeto de cooperação ibérica, apoiado pela abordagem LEADER do PRODER, assente numa estratégia comum, inovadora e sustentável, de forma a contribuir para o aumento da competitividade e desenvolvimento social, económico e ambiental desses locais, e os afirme, como um destino turístico consolidado.
A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior é a chefe de fila portuguesa, onde integram as Associações de Desenvolvimento Local ADIRN – Ribatejo Norte, ADRACES – Raia Centro-Sul, APRODER – Ribatejo, LEADER SÔR e Pinhal Maior. Do lado de Espanha, os parceiros são a ADAC -Alcarria y la Campiña, ADC – Tierras de Talavera, Sierra San Vicente y la Jara, ADECOR – Oropesa, ADESVAL - Valle Alagón, ADISGATA – Sierra de Gata, Castillos del Medio Tajo, FADETA – Tajuña, Montes de Toledo, Valle del Jerte, TAGUS – Tajo, Salor, Almonte, coordenados pela ARACOVE - Aranjuez Comarca de Las Vegas.
Mais informação no site da TAGUS.
Para saber mais sobre o encontro de reflexão Tajo/Tejo Vivo, contactar a ADRACES, Tel. 272 540 200, E-mail adraces@adraces.pt
Documentos Anexos:
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]