2021-10-15
A parceria do projeto “Agricultura Familiar: Organização, Cooperação e Linhas Estratégicas” retomou as atividades no passado dia 11 de outubro, com uma reunião com agricultores/as em Montemor-o-Novo.
A sessão, que decorreu nas instalações da APORMOR - Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, foi antecedida por uma reunião de parceria para ponto de situação dos trabalhos do projeto e planeamento das próximas atividades, complementou um conjunto de mais de uma centena de entrevistas por inquérito realizadas entre os meses de maio e julho a agricultores/as de todas as regiões do território continental.
A reunião incluiu uma apresentação do Estatuto da Agricultura Familiar, que teve uma alteração publicada em Diário da República a 11.10.2021, a cargo da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), onde ficou patente o desconhecimento do mesmo por parte da maioria dos/as presentes. A sessão centrou-se nas vantagens previstas e nas necessidades, expetativas, experiências e constrangimentos dos/as agricultores/as e de que modo o estatuto pode contribuir para as mitigar.
Está prevista, para breve, a realização de novas sessões envolvendo agricultores e agricultoras de outros territórios.
O projeto “Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas”, candidatado e aprovado no âmbito da medida da Assistência Técnica da Rede Rural Nacional do PDR 2020, visa aprofundar o conhecimento sobre a agricultura familiar e o seu contributo para o desenvolvimento dos territórios rurais, e elaborar recomendações de adequação e densificação de medidas de política pública de desenvolvimento, em particular no âmbito do Estatuto da Agricultura Familiar.
O projeto é coordenado pela Federação Minha Terra e tem como entidades parceiras a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Universidade de Évora, contando com a colaboração do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]