Estruturar a atividade de comercialização por grosso de produtos hortícolas

Oliveirinha, Aveiro

Após uma licenciatura em Economia e oito anos ao serviço do setor bancário, em abril de 2012, Mário Carvalho decide regressar às origens e dedicar-se a 100% à agricultura. Para dar continuidade ao negócio familiar, deixou para trás o ramo da banca, onde não perspectivava um futuro profissional e mudou de vida.

I13818-2013-01-30X08.51.58.JPG

Este novo produtor de hortícolas, que desde então já colocou na mesa dos Portugueses toneladas de produtos hortícolas, planeou investir num novo espaço de logística, preparação e diferenciação dos produtos, que candidatou a apoio do PDR2020, através do GAL Aveiro-Sul. Segundo o empresário agrícola, o projeto vai tornar-se a base logística da Hortovouga para receção e expedição dos produtos. O investimento consiste na construção de um armazém de mais de mil metros quadrados, uma câmara frigorífica e a aquisição de um equipamento que usa gelo na manutenção de frescura das hortícolas durante o tempo de espera, de carga e o transporte de curta duração.

 

I13818-IMGX20171209X102727.JPG

A grande inovação desta nova unidade é que permite que o produto chegue ao consumidor quase como se tivesse acabado de ser colhido. Graças a um acondicionamento inovador, nomeadamente de grelos e brócolos, mantêm-se as características organoléticas originais e a qualidade dos produtos até ao destino, evitando perdas de produção e reduzindo custos.

Márcio Carvalho está convencido que, hoje em dia, a organização de uma empresa agrícola tem de se moldar à realidade, nomeadamente através da inovação, sob pena de pôr em risco a sua sobrevivência e sustentabilidade económica. O nome da empresa “Hortovouga – Produção Agrícola Sustentável, Lda.” também não deixa margem para dúvidas sobre este “modo de estar na produção”. À forma de produzir menos intensiva do que as abordagens convencionais de produção agrícola, acrescenta-se a utilização de técnicas mais amigas do ambiente e do agricultor, permitindo que o produto final chegue ao consumidor isento de resíduos.

  • Financiamento: 10.2.1.2 – Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização do PDR2020
  • Promotor: Hortovouga - Produção Agrícola Sustentável, Lda.
  • Localização: Oliveirinha, Aveiro
  • Investimento total elegível: 195.524,23 euros
  • Despesa pública: 87.985,91 euros
  • Postos de trabalho: 1

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local Aveiro Sul no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo - alterado face ao originalmente publicado).


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]