Oliveirinha, Aveiro
Após uma licenciatura em Economia e oito anos ao serviço do setor bancário, em abril de 2012, Mário Carvalho decide regressar às origens e dedicar-se a 100% à agricultura. Para dar continuidade ao negócio familiar, deixou para trás o ramo da banca, onde não perspectivava um futuro profissional e mudou de vida.
Este novo produtor de hortícolas, que desde então já colocou na mesa dos Portugueses toneladas de produtos hortícolas, planeou investir num novo espaço de logística, preparação e diferenciação dos produtos, que candidatou a apoio do PDR2020, através do GAL Aveiro-Sul. Segundo o empresário agrícola, o projeto vai tornar-se a base logística da Hortovouga para receção e expedição dos produtos. O investimento consiste na construção de um armazém de mais de mil metros quadrados, uma câmara frigorífica e a aquisição de um equipamento que usa gelo na manutenção de frescura das hortícolas durante o tempo de espera, de carga e o transporte de curta duração.
A grande inovação desta nova unidade é que permite que o produto chegue ao consumidor quase como se tivesse acabado de ser colhido. Graças a um acondicionamento inovador, nomeadamente de grelos e brócolos, mantêm-se as características organoléticas originais e a qualidade dos produtos até ao destino, evitando perdas de produção e reduzindo custos.
Márcio Carvalho está convencido que, hoje em dia, a organização de uma empresa agrícola tem de se moldar à realidade, nomeadamente através da inovação, sob pena de pôr em risco a sua sobrevivência e sustentabilidade económica. O nome da empresa “Hortovouga – Produção Agrícola Sustentável, Lda.” também não deixa margem para dúvidas sobre este “modo de estar na produção”. À forma de produzir menos intensiva do que as abordagens convencionais de produção agrícola, acrescenta-se a utilização de técnicas mais amigas do ambiente e do agricultor, permitindo que o produto final chegue ao consumidor isento de resíduos.
Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local Aveiro Sul no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo - alterado face ao originalmente publicado).
Documentos Anexos:
Estruturar a atividade de comercialização por grosso de produtos hortícolas
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]