Grândola
Numa propriedade familiar com mais de três séculos e 23 hectares de montado de sobro, olival e uma vinha de seis hectares, dois dos quais plantados em 1961, fica a Serenada.
Foi aqui que surgiu a primeira adega a ser construída no concelho de Grândola, fruto de uma tradição de vinificação inscrita nas raízes da família de Jacinta Sobral da Silva, que remonta há mais de 60 anos.
Da simbiose entre a paisagem, o terroir e a memória familiar, nasceu em plena Serra de Grândola, a escassos 13 km da Costa Alentejana, o Serenada Enoturismo, uma unidade que dispõe atualmente de seis quartos, que, em breve, passarão a ser oito; uma biblioteca; uma sala de eventos; terraços amplos e uma piscina exterior panorâmica. Além disso, os hóspedes e visitantes são convidados a desfrutar de provas de vinhos sob marcação, assim como visitas à adega, piqueniques ou passeios de bicicleta.
Apesar de inovador, o projeto tem potencial para mais. A proprietária decidiu, por isso, continuar a investir na fileira do enoturismo, recorrendo a três pedidos de apoio LEADER, através da Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, para aumentar a capacidade de alojamento, modernizar a produção vinícola e ampliar a adega.
A cultura do sobro e da vinha, os vinhos produzidos com castas autóctones em pequenos lotes – Serras de Grândola e Serras de Grândola Cepas Cinquentenárias –, a preservação da vinha antiga, e as oliveiras centenárias constituem uma fonte de inspiração e de retorno para explorar infinitamente.
Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ADL no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo - alterado).
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]