2024-05-21
Entre 17 e 19 de maio, realizou-se em Tomar o Encontro Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável numa organização conjunta do consórcio do projeto RNAES – Rede Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável, do projeto LA&DMMT – Literacia alimentar & Dieta Mediterrânica no Médio Tejo e da ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte.
No primeiro dia, as atividades decorreram na Biblioteca Municipal de Tomar. Durante a manhã os trabalhos envolveram o consórcio do projeto RNAES, que apresentou os últimos desenvolvimentos deste projeto apoiado pelo PRR, a calendarização de atividades e a página internet do projeto – www.rnaes.pt - recentemente lançada.
Através de uma dinâmica participativa, os representantes dos 22 projetos que ao nível de cada NUT3 estão a implementar o Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável, partilharam os principais resultados e materiais elaborados por cada projeto, assim como os principais desafios para o futuro. As parcerias dos 22 projetos integram formalmente “praticamente todos” os Grupos de Ação Local, as Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas e mais cerca de 30 outras entidades de investigação, ensino, saúde, planeamento regional, e envolvem nas suas atividades quase 1.500 entidades – autarquias, escolas, associações e cooperativas de produtores, associações de solidariedade social, etc. Estes projetos já alcançaram diretamente mais de 35 mil pessoas e pretendem alcançar mais de 80 mil até ao seu términus que é, regra geral, no final de 2024. Ficou patente que há muito para fazer nesta matéria e que é essencial que se encontrem soluções, também financeiras, para dar continuidade a estas intervenções, sem interrupções, aprofundando os intercâmbios entre equipas e parcerias, aproveitando o capital social entretanto construído e renovando os desafios.
Durante a tarde, decorreu a Conferência Alimentação Equilibrada e Sustentável, cujo primeiro painel permitiu a partilha de experiências de outros seis projetos que também abordam a temática da alimentação e da Dieta Mediterrânica - REDFRUIT4Health, Eat4Change, HARVEST, Revitalgarve, DM4You e LA&DMMT) com a moderação de Custódia Correia, representante da DGADR, onde ficou evidente a necessidade de promover momentos de intercâmbio e sinergia entre projetos convergentes e/ou complementares.
Seguiu-se uma mesa-redonda, que debateu os desafios e oportunidades da promoção de alimentação equilibrada e sustentável constituída por cinco oradores especialistas com diferentes visões – educação, investigação, agricultura, saúde e ambiente – moderada por Artur Gregório da Associação IN LOCO/consórcio RNAES, que demonstrou que o trabalho em torno da alimentação requer uma concertação de atores a diferentes níveis e com diferentes perspectivas: produção, transformação, comercialização e consumo (familiar e coletivo), cruzando as perspectivas da agricultura, do ambiente, da saúde, da educação e da investigação, entre outras… todas indispensáveis e muito interdependentes.
Entre 18 e 19 de maio, as equipas dos diferentes projetos dinamizaram atividades de promoção da alimentação equilibrada e sustentável na Mata dos Sete Montes em Tomar, no âmbito do “Wellness Weekend”. As atividades tiveram como objetivo a divulgação e promoção da alimentação sustentável aos visitantes, especialmente direcionadas para a população infantil, jovem e idosa. Entra as atividades destacam-se degustações, provas, jogos didáticos, oficinas de culinária e sessões de literacia alimentar.
No dia 18, de manhã, decorreu também uma reunião do consórcio do projeto RNAES – Rede Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável.
A RNAES é um projeto apoiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), que conta com a participação de várias entidades, sendo uma delas a Federação Minha Terra. Os 22 projetos no âmbito do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável são apoiados pelo PDR2020 e estão a ser implementados por parcerias territoriais de nível NUT3 que envolvem os GAL, as CIM/AM e um conjunto alargado outros atores dos territórios.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]