2014-10-20
Organizado pela ATAHCA, dias 10 e 11 de outubro em Vila Verde, o encontro contou com cerca de 130 participantes de vários pontos do país, entre produtores agrícolas, consumidores, técnicos e outros agentes locais interessados na temática dos circuitos curtos agroalimentares.
Realizada durante a Festa das Colheitas (a maior feira anual agrícola do Alto Cávado), a iniciativa abrangeu várias atividades (colóquio, tertúlia, visitas a explorações agrícolas e mercado de produtos locais), pretendendo promover a troca de experiências e a partilha de boas práticas entre produtores e consumidores, e outros agentes económicos com interesse na temática, assim como incrementar a animação territorial e a promoção e divulgação dos produtos locais.
O colóquio “Boas práticas de agricultura familiar e de comércio de proximidade de produtos locais”, realizado na manhã do primeiro dia, centrou-se no PROVE, iniciado em 2004. Promovendo a aproximação entre os pequenos produtores agrícolas e os consumidores, por forma a quebrar as barreiras impostas pelos vários circuitos de distribuição dominantes, o PROVE reúne atualmente 16 associações de desenvolvimento local que cooperam entre si para a dinamização desta metodologia de comercialização de proximidade, tendo algumas delas partilhado a sua experiência neste encontro.
A intervenção da ATAHCA centrou-se na experiência de implementação da metodologia PROVE no Alto Cávado, desde 2012, e a intervenção da ADREPES foi sob o tema "O PROVE no contexto da cooperação interterritorial". Moderado pelo Vice-reitor da UTAD, Artur Cristóvão, o colóquio contou também com uma intervenção da Federação Minha Terra sob o lema "Circuitos curtos de comercialização. Que futuro?" e uma intervenção da DGADR sobre "Estratégias para a Criação de Circuitos Curtos de Comercialização".
Ainda no dia 10, decorreram as visitas a explorações agrícolas PROVE em Vila Verde e Barcelos, e ao Núcleo PROVE de Braga e, ao final da tarde, teve lugar a tertúlia entre produtores e consumidores PROVE.
O encontro, abrangendo ainda com um Mercado de Produtos Locais, dia 11, sábado, contou com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, na sessão de encerramento, onde estiveram também os presidentes da ATAHCA, José Mota Alves, e do município local, António Vilela.
Veja as imagens do encontro na página de Facebook do PROVE Alto Cávado, aqui.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]