2017-08-30
Vinte candidaturas com um investimento de cerca de 655 mil euros e a criação de 14 postos de trabalho foram submetidas à TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, na primeira fase do concurso aos apoios do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E).
Mais concretamente, contam-se 11 pedidos de apoio, com um valor de investimento físico de aproximadamente 525 mil euros, no âmbito do financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e nove propostas de micro e pequenas empresas que pretendem criar 14 postos de trabalho, maioritariamente destinados a mulheres trabalhadoras, com gasto em vencimentos de mais de 130 mil euros.
Lembre-se que o SI2E apoia projetos de criação, expansão e modernização de micro e pequenas empresas, orientados para a criação de emprego. Cada investimento pode ser subsidiado, simultaneamente, na vertente de obras e equipamentos e na de criação de postos de trabalho. A TAGUS é gestora deste incentivo para candidaturas até 100 mil euros de investimento físico a implementar em Abrantes, Constância e Sardoal.
Os projetos aprovados pela TAGUS podem obter um apoio de 60 por cento das despesas elegíveis e uma comparticipação nos postos de trabalho até 18 meses de remuneração (com limite mensal do valor correspondente ao IAS – Indexante de Apoio Social), conforme o tipo de contrato e outras características da candidatura.
A segunda fase, deste concurso, encontra-se aberta até às 18h, do dia 29 de Setembro, devendo as candidaturas ser preenchidas e submetidas através da plataforma www.balcao.portugal2020.pt.
Os candidatos são supostos reunir toda a documentação necessária e obrigatória (constante no Anexo D do Aviso), relacionadas com licenciamentos, atividade e tipologia da empresa, entre outras, e não deixar a submissão da candidatura para perto da hora de encerramento da fase, sob pena de a ver protelada para a fase seguinte do concurso (terceira fase).
O aviso, anexos e legislação que regulamenta os apoios podem ser encontrados no site da TAGUS em www.tagus-ri.pt.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]