2015-03-13
O tema esteve em foco no workshop organizado pela Federação Minha Terra, em parceria com a INOVISA e com o apoio da ATAHCA, dia 12 de março, em Amares, Braga, com o objetivo de valorizar o empreendedorismo na atividade dos Grupos de Ação Local, integrando novas abordagens no desenvolvimento de novos projetos, novos negócios e novas empresas em meio rural, e introduzir a temática nas estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC).
Como melhorar as competências em empreendedorismo dos diversos agentes que atuam em meio rural? Como poderão ser estruturados os novos projetos, os novos negócios e as novas empresas, no meio rural, na sua génese, para aumentar a probabilidade de sucesso? Como se podem desenvolver estratégias integradas e inovadoras no apoio ao empreendedorismo em meio rural? Encontrar respostas para estas questões foi o ponto de partida deste workshop.
Segundo Regina Lopes, Presidente da Federação Minha Terra, “embora os GAL estejam há mais de 20 anos a promover o empreendedorismo nos territórios rurais, a resposta a estas questões passa pela capacitação dos GAL nas novas metodologias de apoio ao empreendedorismo, para a promoção de iniciativas empreendedoras de sucesso em meio rural – novos projetos, novos negócios e novas empresas – que tenham sido delineadas, validadas e planeadas estrategicamente. Também tenho de realçar a importância de trabalharmos em rede entre GAL para a partilha e implementação de novas metodologias e boas-práticas, a disseminação dos resultados e a avaliação do seu sucesso.”
O programa privilegiou a apresentação de vários casos de estudo (ESCALE, EMER, CRER e EES RURAL) e uma mesa-redonda sobre o tema, que contou com a participação de especialistas da DGADR, AIP e INOVISA.
Combater a desertificação social e ambiental no meio rural e estimular o desenvolvimento de novos negócios é o desafio dos Grupos de Ação Local, que estão a capacitar-se para implementar as metodologias mais recentes de desenvolvimento de negócios empreendedores e criar uma estrutura em rede para partilhar e implementar novas metodologias de apoio ao empreendedorismo e boas práticas (learning e implementing), disseminar resultados (disseminating) e medir o sucesso e impacto das iniciativas (measuring).
O workshop contou na sessão de abertura com a presença do Diretor-Adjunto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP-N), Mário Silva, que referiu “que a agricultura deve ser desenvolvida sempre tendo em conta os desafios da gestão”, sublinhando que é necessário “gerir pessoas, incertezas, objetivos e novos desafios”. “Falar de empreendedorismo e inovação é o caminho para o futuro”, disse ainda, acrescentando que há “espaço para o desenvolvimento de atividades agrícolas e agroalimentares”.
A encerrar os trabalhos, ao lado da presidente da Minha Terra, que aproveitou o momento para evidenciar a especificidade do empreendedorismo em meio rural e a necessidade de modelos ajustados aos constrangimentos destes territórios, “de baixa densidade, sujeitos a uma sangria permanente de população”, bem como mecanismos financeiros de apoio adequados, esteve o Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar.
Nuno Vieira e Brito, admitiu que, apesar do crescimento intenso registado nos últimos anos em Portugal, há ainda um caminho a percorrer na área da inovação e do empreendedorismo. Reconhecendo o trabalho dos GAL na área do empreendedorismo, o governante espera que o atual PDR permita continuar este caminho, encontrando novos parceiros, pois o empreendedorismo é uma atitude que “temos de encontrar em cada um dos cidadãos dos nossos territórios”.
O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar foi ainda convidado a presidir à inauguração da Casa Lata, o agroturismo – onde decorreram os trabalhos – situado na freguesia de Carrazedo, que beneficiou do apoio da Abordagem LEADER do PRODER, através da ATAHCA.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Agenda |
2º Seminário “Estratégias alimentares de base territorial: Tendências e iniciativas” |
2024-11-07, Universidade de Évora |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]