Empoderamento das raparigas e das mulheres rurais

2018-03-13

“Desafios e oportunidades para alcançar a igualdade de género e o empoderamento das raparigas e mulheres rurais” é o tema prioritário da 62ª Sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto das Mulheres (Commission on the Status of Women, CSW), a decorrer, em Nova Iorque, de 12 a 23 de março.

I13159-SEMXNOMEXBANNER.JPG

Segundo o recente Relatório do Secretário Geral da ONU (2017) sobre os Desafios e Oportunidades para alcançar a igualdade de género e o empoderamento das raparigas e mulheres rurais: “As persistentes desigualdades de género nas áreas rurais comprometem a subsistência, o bem-estar e a resiliência das raparigas e das mulheres rurais. A ação coletiva deve focar-se na garantia e realização dos direitos das mulheres rurais a um padrão de vida digna adequada, a uma vida livre de todas as formas de violência, à segurança alimentar, educação e saúde. Deve apostar-se num maior comprometimento a fim de garantir que nenhuma rapariga e mulher rural é deixada para trás.”

I13159-SEMXNOME.JPG

A delegação da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, presente nesta 62ª sessão da CSW, propôs-se organizar pela primeira vez em 61 anos, dia 16 de março, no Armenian Cultural Centre, um evento paralelo entre ativistas e pessoas envolvida na tomada de decisão na CPLP, intitulado “Mulheres rurais na CPLP: desafios e oportunidades”.

Na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), as mulheres rurais constituem a maioria da população, enfrentando múltiplas discriminações em todos os setores da vida. Neste contexto, e considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1, 2, 5, 8, 10, 11, 12, e o facto bem conhecido das mulheres rurais desconhecerem muitas vezes os seus direitos humanos, este evento paralelo tem por objetivos contribuir para:

- a implementação do Plano de Ação para a Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres da CPLP (2017-2020);

- a criação de uma rede de organizações de mulheres e outras partes interessadas nos países da CPLP.

Nesta ocasião, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres vai também lançar, como contributo para a visibilidade dos compromissos assumidos pela CPLP quanto ao empoderamento das mulheres e à promoção dos direitos humanos das mulheres, a brochura "O empoderamento das mulheres na CPLP”.

Mais informação sobre a 62CSW aqui.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]