2012-03-01
2011
A reunião entre o presidente da ELARD e Capoulas Santos, relator do Parlamento Europeu para a Reforma da PAC (Política Agrícola Comum), teve por objetivo salvaguardar a importância do LEADER no próximo período de programação e apresentar a posição dos Grupos de Ação Local.
Promovida pela ELARD - a Associação Europeia para o Desenvolvimento Rural que representa mais de 620 Grupos de Ação Local de 16 Estados-membros da União Europeia, da qual a Federação Minha Terra é membro -, a reunião teve lugar no passado dia 31 de janeiro, em Bruxelas.
No encontro, o presidente da ELARD, Petri Rinne, assinalou as consequências da proposta da Comissão Europeia que aponta para a diminuição do orçamento total do Pilar II da PAC (Política Agrícola Comum). Em paralelo com o aumento do número de Grupos de Ação Local (GAL), explicou, isto resultará numa notável redução do orçamento médio de cada GAL.
Capoulas Santos manifestou a sua compreensão acerca das dificuldades que isto poderá acarretar e assegurou que, pese embora o orçamento da União Europeia seja um assunto extremamente complexo, o Parlamento Europeu não aceitará uma redução dos fundos consignados ao FEADER que, na pior das hipóteses, terão de manter o valor que tinham no quadro comunitário anterior.
Esta posição, porém, não parece assegurar a manutenção dos níveis de intervenção dos GAL nos territórios rurais, pois a manutenção do orçamento em termos nominais representa uma grande redução em termos reais, por se ter de descontar a inflação acumulada durante sete anos.
O presidente da ELARD expressou também a sua preocupação relativamente ao facto de a abordagem multifundos que a Comissão Europeia que a Comissão Europeia propõe poder vulnerabilizar a aplicação do LEADER, sobretudo associada ao facto de haver ainda muitas dúvidas relativamente ao Quadro Estratégico Comum, que a Comissão defende dever ser realizado para cada território.
Para assegurar a boa aplicação do LEADER, Petri Rinne defendeu que este se deve manter sob a alçada da DG AGRI, sugerindo também que o Parlamento Europeu deveria criar um conjunto de orientações que explicitassem o que é e como funciona esse Quadro Estratégico.
O eurodeputado português manifestou não esperar que o LEADER deixe a DG AGRI e esclareceu que já está em curso a articulação do Parlamento Europeu com os restantes órgãos comunitários para coordenar as novas políticas.
O facto de, nalguns Estados-membros, uma parte substancial dos Fundos LEADER serem direcionados para beneficiários do setor público, constitui igualmente uma preocupação para o eurodeputado português.
Para Petri Rinne, importa estreitar as fronteiras entre a Agricultura e o Desenvolvimento Rural, sob uma perspetiva através da qual os dois campos se complementam, assim como a importância de demonstrar o valor acrescentado do LEADER.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]