2017-04-19
A ELARD reuniu com a DG AGRI da Comissão Europeia no dia 29 de março, para trocar pontos de vista e debater a renovação do LEADER/ DLBC para o período de programação 2020+ e explorar novas oportunidades de cooperação no âmbito deste processo. Em representação da DG AGRI, o Diretor-Geral Adjunto, Mihail Dumitru e Karolina Jasinska-Mühleck, policy officer, reuniram com uma delegação da ELARD, constituída por Kristiina Tammets (Presidente da ELARD, Estónia), Kirsten Birke Lund (Grupo coordenador da ELARD, Dinamarca) e Maria João Botelho (Presidente da Federação Minha Terra/ Portugal – vice-presidência da ELARD).
Segundo Kristiina Tammets, as potencialidades do LEADER/ DLBC e a capacidade de intervenção dos Grupos de Ação Local (GAL) são uma mais-valia para o desenvolvimento local e regional. A abordagem de proximidade, envolvendo as pessoas é, por essa razão, sustentável a longo prazo. De modo a assegurar um desenvolvimento rural integrado e participado, o papel dos GAL e dos agentes locais (comunidades, empresas, ONG e autarquias) deve ser reforçado no futuro.
Os GAL e as comunidades locais estão dispostos a assumir maiores responsabilidades na implementação da abordagem multifundos DLBC. Para isso, são necessárias normas simples e harmonizadas, um melhor diálogo e uma boa coordenação, a nível nacional, entre os vários ministérios e todos os outros intervenientes no LEADER.
O papel dos GAL na animação do território é muito importante, assim como a qualificação de todos os intervenientes no LEADER. É necessário alertar as Autoridades de Pagamento para as especificidades do LEADER e para a importância das atividades de animação e de cooperação transnacional.
Mihail Dumitru informou a delegação da ELARD que a Comissão estava a trabalhar no sentido de promover um quadro legal mais simples e mais eficiente com vista à implementação das políticas europeias, incluindo a abordagem multifundos DLBC. Em conjunto com outras direções gerais, começaram a explorar hipóteses para uma futura harmonização dos Fundos FEEI com vista ao próximo período de programação. Relembrou ainda que a DG AGRI lançou uma consulta pública sobre a Simplificação e Modernização da Política Agrícola Comum, para recolher ideias para o futuro desta política.
Face à intenção do comissário Phil Hogan, de considerar a declaração de Cork na elaboração da futura política, Mihail Dumitru acrescentou que tinha a noção da relação existente entre as declarações de Cork e de Tartu, que devem ser vistas em conjunto nos próximos trabalhos no domínio do LEADER/ DLBC. A DG AGRI aprecia as propostas para melhorar a implementação do LEADER/ DLBC e espera receber mais contributos dos agentes do terreno.
Mihail Dumitru sublinhou a necessidade de melhores mecanismos de avaliação e monitorização de toda a PAC, incluindo o LEADER/ DLBC. Fez referência a uma mudança progressiva de mentalidade nas instituições europeias, privilegiando os resultados e avaliação do desempenho em detrimento dos controlos da elegibilidade. O primeiro passo nessa direção já foi dado no período atual – visando-se a avaliação dos resultados alcançados no âmbito das áreas prioritárias e das prioridades estratégicas em vez de considerar as medidas isoladamente. É importante que os resultados dos GAL sejam plenamente demonstrados.
Por último, Mihail Dumitru confirmou que os Estados-Membros podem contribuir bastante, a nível nacional, para a simplificação e coordenação de todos os atores que implementam o DLBC multifundos.
A ELARD e a Comissão manifestaram vontade de estreitar o diálogo e a cooperação no processo de renovação do LEADER/DLBC para 2020+ e identificaram algumas ocasiões para reunir propostas dos agentes do nível local.
Este artigo tem como fonte as informações da ELARD.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]