Criação de centro de vinificação no Douro

Medrões, Santa Marta de Penaguião

Luciano Madureira, enólogo com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas de referência da região, abraçou um novo desafio em nome próprio, quando decidiu consolidar a exploração agrícola familiar, aumentando a área de três para oito hectares, reestruturando a vinha para melhorar a sua eficiência e reconvertendo-a para a produção de uvas de castas selecionadas.

I13744-DOURO-2.JPG

Ao aproveitar as vinhas velhas e o terroir do Baixo Corgo, Luciano Madureira propõe-se, primeiro, fazer vinhos tintos e brancos distintos, todos doc Douro, e, mais tarde, Portos.

Com o objetivo de criar condições para a transformação das uvas produzidas, conciliando métodos antigos com as mais modernas tecnologias e perspetivando a criação da própria marca de vinho, Luciano Madureira requalificou, em Medrões, um antigo armazém agrícola com cerca de 250 m2 de área de implantação, dotando-o das condições e equipamentos necessários para a laboração industrial – receção de uvas (70% próprias e 30% compradas), vinificação e estágio. No ano de lançamento, num primeiro ensaio, produziu dez mil litros de vinho que estão, neste momento, de estágio em barrica e em cuba.

I13744-PIPAS-1.JPG

A zona de estágio onde se encontram as barricas serve também de local de provas e apresentação de vinhos e conta, no piso superior, com uma área social com vista para a produção e para o estágio/ envelhecimento dos vinhos. O espaço apoiado pelo gal Douro Histórico, através da Medida LEADER do PDR2020 é o cartão-de-visita da exploração, com condições para a receção de clientes e promoção da marca.

A unidade de vinificação compromete-se a cumprir, para além das exigências e standards de segurança alimentar, medidas de eficiência ambiental e de produção de vinhos que evidenciem o terroir da região.

Numa fase posterior, Luciano Madureira está a pensar criar condições para acolher e alojar clientes e visitantes numa unidade de turismo.

  • Financiamento: Operação 10.2.1.2 – Pequenos investimentos na transformação e comercialização do PDR 2020
  • Promotor: Luciano Madureira
  • Localização: Medrões, Santa Marta de Penaguião
  • Investimento total elegível: 199.272,56 euros
  • Despesa pública: 89.672,66 euros
  • Postos de trabalho: 2

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local DOURO HISTÓRICO no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo).


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]